Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2003 - 18h27

Ebay faz acordos para ampliar venda on-line de carros

da Folha Online

O eBay, um dos principais sites de leilão do mundo, anunciou hoje que vai comprar a CARad.com para tornar mais fácil para distribuidores de automóveis vender carros através de seu site de leilões. A companhia também fechou um acordo para ser o parceiro exclusivo do site Kelley Blue Book, que fornece informações sobre carros e preços para veículos novos e usados.

A CARad tem serviços on-line de gerenciamento de leilões via web para revendas de carros.

Segundo o eBay, o objetivo da compra, que deve ser concluída ainda este trimestre, é aumentar o poder do eBay Motors. O site de leilões não divulgou detalhes financeiros da transação.

Desempregados

Também hoje, o eBay anunciou o cancelamento de anúncios de um jornalista de Boston e seus amigos, que decidiram arrumar um emprego por meio de anúncios de si mesmos no eBay.

O site atrai todo o tipo de negociantes, com barganhas sobre equipamentos de informática até gente vendendo cidades inteiras, mas os jornalistas desempregados tiveram de desistir porque o site de leilões não permitirá que eles aceitem a melhor oferta pelo seu trabalho.

Era esse o plano de Lee Schlesinger, jornalista de 43 anos que se ofereceu para um emprego junto com seus colegas, recém-demitidos do serviço ZDNet Tech Update. O leilão dos profissionais começou na noite do sábado.

Schlesinger disse que está trabalhando como free-lance enquanto procura emprego e disse que alguns de seus colegas já conseguiram trabalho, mas foram demitidos de novo com as empresas de mídia cortando cada vez mais pessoal.

"Queria adotar uma abordagem diferente e criativa", disse Schlesinger. Ele teve a idéia de leiloar uma redação completa de 11 profissionais, com editores, produtores, redatores e programadores.

O eBay cancelou o leilão duas vezes. Primeiro porque parecia que não iria pagar a comissão do site, uma vez que contratos de trabalho não estão previstos no formato de leilões. A segunda rejeição foi baseada no fato de que o leilão parecia realizar o estranho --e totalmente ilegal-- comércio de pessoas.

Um representante do eBay disse que o site aceita a venda de serviços profissionais de um indivíduo, desde que esteja claro que a pessoa não esteja sendo vendida por seu ex-empregador.

O leilão atraiu a atenção de alguns potenciais empregadores, colegas e até de amigos de colégio de Schlesinger. O jornalista disse que também está bem ocupado dando entrevistas a jornais e canais de TV. "É uma loucura. Ainda bem que não estou trabalhando", brincou.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página