Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2003 - 18h22

Disquetes floppy de 1.44 MB podem estar com os dias contados

da Folha Online

A morte dos pobres discos de 1.44 MB --sim, aquele que vai no drive A: do seu PC-- pode ter sido decretada hoje, com o anúncio da decisão da Dell de suspender a instalação do drive nos novos computadores pessoais.

Segundo a companhia, a partir de março, nenhum de seus novos PCs será vendido com o drive, a não ser que o usuário opte por comprá-lo como um acessório extra. Assim como aconteceu com os antigos disquetes de 5-1/4, o floppy de 3-1/2 deve logo entrar em extinção.

Para os analistas, a decisão da Dell provavelmente faz parte de uma estratégia à qual a maioria dos fabricantes de PCs deve aderir nos próximos anos. Já faz quase cinco anos que a Apple Computer deixou de incluir o drive nos machintosh.

A decisão da Dell já vinha sendo planejada há algum tempo. Em 2001, a companhia parou de vender drives floppy em alguns desktops corporativos. Depois, em 2002, numa ação semelhante, tirou o dispositivo dos laptops Inspiron 4150 e 8200.

Embora as outras grandes fabricantes de computadores ainda entreguem suas máquinas com o drive, elas também têm tomado ações semelhantes.

No ano passado, por exemplo, a HP começou a oferecer drives de armazenamento de memória flash baseados em USB em alguns notebooks e o floppy drive foi eliminado de uma vez em alguns laptops topo de linha, como o Presario 900.

Opções viáveis

Especialistas dizem que os novos produtos de armazenamento tem muito maior capacidade de armazenamento e são tão fáceis de usar quanto os disquetes. Os CDs convencionais, por exemplo, suportam 650 MB de informações e outras versões mais sofisticadas aguentam até 1,3 GB --o que representaria quase 900 disquetes de 1.44 MB.

Os DVDs tem ainda muito mais capacidade. Um disco de camada única suporta cerca de 4,4 GB, enquanto um duplo armazena até 16 GB.

Para arquivos menores, outras opções também estão disponíveis, como tocadores de MP3 e Zip drives.

Outro fator que influenciou a tendência de extinção do floppy foi a popularização da internet e do e-mail, uma vez que os arquivos podem ser instantaneamente transmitidos de um computador para outro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página