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10/02/2003 - 18h58

Brasil terá 61% dos usuários latino-americanos de ADSL em 2003

da Folha Online

Um novo estudo do Yankke Group revelou que o Brasil responderá por 61% do acesso à internet rápida com a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) em 2003. O número de assinantes de ADSL no país chegará a 732 mil este ano, de acordo com a pesquisa.

Enquanto isso, o México, mercado de crescimento mais rápido na América Latina, será responsável por 12% desses usuários, com cerca de 150 mil usuários.

A ADSL --linha de assinatura digital assimétrica, em português-- é a tecnologia que permite a transmissão de informação digital em alta velocidade com o auxílio de cabos telefônicos comuns.

Em comparação com 2002, que até dezembro registrou cerca de 515 mil usuários de modems ADSL, o Brasil deve experimentar este ano um aumento de 42% no número de novos assinantes, informou a analista Adriana Menezes, do Yankee Group.

Segundo ela, o crescimento no número de usuários da tecnologia em 2003 será menor que o percebido entre 2001 e 2002, quando os assinantes de serviços ADSL passaram de 262 mil para 515 mil, um aumento de quase 96%.

"(Entre 2001 e 2002) as operadoras investiram bastante para disponibilizar o serviço ADSL, que atraiu uma demanda inicial elevada por ser um produto relativamente novo", explicou a analista.

De maneira geral, os assinantes de serviços de acesso à web via ADSL na América Latina somarão 1,2 milhão até o final deste ano, conforme estimativas do Yankee.

As receitas vindas destes serviços chegarão a US$ 500 milhões ao final de 2003. Em 2002, o número de usuários de acesso ADSL na região ficou em 764 mil.

TV a cabo

Apesar de um crescimento de 45% entre 2002 e 2003, maior que o de ADSL, a TV a cabo continuará sendo a segunda forma de acesso mais usada pelos internautas que optaram pela banda larga na América Latina, segundo o Yankee Group.

"O ADSL vai predominar na América Latina, dada a forte situação financeira e ampla cobertura das operadoras de telefonia em relação às empresas de TV a cabo", disse Menezes.

Os usuários do cabo chegarão a 720 mil até o final deste ano, com o México liderando o mercado latino-americano com 29% da base total de assinantes. No final de 2002, o número de usuários de acesso à internet via cabo era de 497 mil, dos quais cerca de 119 mil estavam no Brasil, informou a empresa de pesquisa.
 

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