Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2003 - 13h17

Empresa de Taiwan cria bateria que se recarrega com chacoalhões

da Folha Online

A empresa taiwanesa Sunyen revelou ontem uma tecnologia inovadora para a recarga de baterias de celulares, palmtops e laptops. Com ela, as baterias desses aparelhos se auto-carregarão com os simples movimentos feitos pelo usuário. A Mudoo, como foi chamada a tecnologia, transforma a energia cinética (aquela presente no movimento) em eletricidade.

Yeh Show-yong, presidente da Sunyen, recusou-se a informar como exatamente a bateria funciona, mas disse que a empresa trabalhou cerca de uma década para desenvolver o auto-carregador. "Não podemos revelar muito sobre a inovação, pois ainda estamos buscando patentear a tecnologia", contou. De acordo com a Sunyen, em breve a patente entrará em vigor em 149 países.

Até então inédita na indústria de comunicações móveis, a tecnologia deve aposentar carregadores convencionais, alimentados por energia elétrica, segundo a Sunyen.

Eddie Yeh, diretor da companhia, explica que a nova bateria não será diferente dos relógios automáticos, que começam a gerar energia conforme seu usuário está em movimento. "Você terá energia ilimitada para seus aparelhos", disse .

Além disso, a Sunyen produziu um carregador externo que também funcionará à base de "chacoalhões". O equipamento vai gerar energia quando for movido para cima e para baixo, disse a empresa, acrescentando que qualquer telefone celular poderá ser acoplado ao carregador.

Se o equipamento realmente funcionar, a Sunyen pode ter descoberto a "mina de ouro". Ainda mais agora que a tecnologia 3G (de terceira geração), que demanda muito mais energia dos telefones celulares, está começando a se adotada por usuários.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página