Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2003 - 17h51

Vulnerabilidade na Ajuda do Windows Me abre PC para invasores

da Folha Online

Em novo boletim de segurança emitido hoje, a Microsoft alerta os usuários de seu sistema operacional Windows Me (Millenium) para uma vulnerabilidade que expõe o computador a hackers. Segundo a gigante do software, o brecha de segurança está na Ajuda (Help and Support Center) do Windows Me.

A Ajuda é uma espécie de banco de dados, que centraliza informações sobre uma série de temas. Por exemplo, lá o usuário consegue documentação do produto, ajuda sobre compatibilidade de determinado hardware, acesso ao Windows Update, assistência on-line e outros tipos de ajuda.

Além disso, os usuários podem executar links de URL que levam ao Help and Support Center. Para isso, têm que trocar o "http://" por "hcp://".

É justamente aqui que está a vulnerabilidade. O bug acontece por causa de um buffer (registro) não-checado no prefixo "hcp://".

Um pirata pode explorar a vulnerabilidade construindo uma URL que, quando clicada pelo usuário, executa o código que ele tiver determinado.

A URL pode estar hospedada em uma página de internet, ou enviada diretamente ao usuário por e-mail. Uma vez que o usuário clicou sobre a URL maliciosa, o hacker ganha acesso a todos os documentos no PC da vítima.

A Microsoft disponibiliza em seu site um arquivo de correção para a vulnerabilidade. Para saber mais sobre o bug ou baixar a correção, clique aqui.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página