Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2003 - 11h10

Intel lança Centrino de olho no mercado de computação móvel

da Folha Online

A Intel faz hoje seu principal lançamento do ano: a linha Centrino de processadores para dispositivos móveis.

Com versões variando inicialmente de 1,3 GHz a 1,6 GHz, o Centrino não é apenas um chip, mas um conjunto formado pelo processador Pentium M, o chipset 855 e uma interface de comunicação sem fio Intel PRO/Wireless 2100.

Segundo a maior fabricante de processadores do mundo, diversas inovações na arquitetura do Centrino permitiram melhorar o desempenho do chip, otimizando seu consumo de energia. O novo processador para portáteis possui 77 milhões de transistores em seu núcleo, usados na sua enorme memória cache de 1 MB.

A Intel disse que vai gastar US$ 300 milhões para lançar a marca, que deve ganhar o mercado de computação móvel num curto espaço de tempo.

Com alguns parceiros, a Intel aproveita para divulgar e incentivar a tecnologia WiFi por meio de uma campanha publicitária mundial.

Toda a indústria de PCs espera que o suporte para as tecnologias sem fio em novos, mais leves e mais potentes notebooks eleve as vendas de um mercado estagnado. Fabricantes como a IBM, Dell, Gateway e HP apóiam o lançamento do Centrino.

Elas são algumas das doze empresas que estão vendendo notebooks com o novo Pentium M e suporte interno para redes sem fio, além de bateria com maior durabilidade --por preços a partir de US$ 1.400 (nos EUA).

Segundo Sean Maloney, "no final de 2004, 90% dos notebooks contarão com suporte WiFi para conectividade sem fio".

Grandes planos

A Intel quer criar uma ampla linha de produtos sob a marca Centrino, que inclui três diferentes processadores, incluindo o Pentium M com velocidades a partir de 1,3 GHz. Além disso, a linha trará um pequeno cartão de rede com um chip de rádio que se comunicará com diferentes pontos remotamente.

A companhia também está tentando educar o público e ampliar seu interesse por redes sem fio.

Desfazendo a confusão

Alguns consumidores farão certa confusão. Fabricantes vão oferecer sistemas com a marca Centrino, bem como sob o nome Pentium M.

Na verdade, os sistemas Centrino são caracterizados pelo processador Pentium M com chipset específico da Intel, mas alguns fabricantes optaram por oferecer o mesmo processador com chipsets de outras empresas, daí vendê-los sob a marca Pentium M.

A IBM, por exemplo, disse que seus clientes pediram ambas as opções. Em seus novos ThinkPads, a empresa oferece o sistema Centrino e modelos com o Pentium M e chipset da Atheros Communications.

Os chips da Atheros e outros fabricantes conseguem se comunicar tanto com o popular padrão 802.11b e 802.11a, enquanto a rede da Intel oferecem apenas o suporte para o 802.11b.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página