Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2003 - 15h00

AMD mostra 12 novos processadores para notebook na Cebit

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online, em Hanover

O mundo dos notebooks viveu um duelo de gigantes hoje. Enquanto a fabricante de processadores Intel reuniu a imprensa em Nova York para mostrar seu novo Pentium 4-M com sistema de economia de energia e tecnologia sem fio, a AMD aproveitou a Cebit 2003 para lançar nada menos do que 12 novos chips para portáteis.

Anunciados com a marca Athlon XP-M, cinco deles possuem tecnologia para economizar de energia, o que deve facilitar o surgimento de novos notebooks preparados para usar redes sem fio.

Os novos chips da AMD, que detém cerca de um quinto do mercado de processadores para computadores de mesa e notebooks, devem desembarcar primeiro nos equipamentos para usuário final.

Os modelos de melhor performance são baseados na tecnologia "Barton", já usada pela AMD em processadores para PCs comuns. Eles serão o 2200+, o 2400+ e o 2500+. Essa escala da AMD não corresponde à velocidade de clock do chip, medida em gigahertz. Mas, segundo a empresa, mesmo sem o mesmo clock, um processador 2500+ teria performance semelhante à de um Pentium 4 de 2,5 GHz.

Os chips com sistema de economia de energia têm menor performance, mas dão mais autonomia ao notebook. Os modelos anunciados pela AMD variam entre o 1400+ e o 1800+.


Francisco Madureira, editor de Informática da Folha Online, viajou a Hanover a convite da Hannover Fairs do Brasil

Especial
  • Leia mais sobre a Cebit 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página