Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2003 - 09h05

Celular ganha vida na Cebit com multimídia e videoconferência

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online, em Hanover

Primeiro foi o verbo. Depois veio a internet. Agora, na feira de tecnologia Cebit 2003, em Hanover (Alemanha), parece que outra era surgiu no mundo dos telefones celulares: a da multimídia e da videoconferência.

Leves, equipados com internet rápida e câmeras digitais, os celulares dominam um pavilhão inteiro da feira. A linguagem Java leva até os pequenos aparelhinhos jogos e outras aplicações, enquanto o sistema de mensagens MMS (Multimedia Message Service) --que permite trocar fotos, áudio e vídeo pelo celular-- aparece como forte tendência para a próxima geração de celulares.

Na luta pelo mercado, fabricantes como Motorola, Nokia, Samsung, Siemens e Sony Ericsson espremem mais e mais recursos em cada vez menos espaço. Alguns modelos já têm até toca-MP3 embutido e recursos de videoconferência.

F. Madureira/Folha Imagem
Novo 388C, da Motorola
Como não poderia deixar de ser, a feira de Hanover mostrou principalmente equipamentos compatíveis com GSM (Global System for Mobile Communications) e GPRS (Global Packet Radio Service), sistemas predominantes na Europa e na Ásia.

Hanover também assistiu ao lançamento dos primeiros modelos de telefone compatíveis com as redes 3G, de terceira geração, que permitem a troca de dados em banda larga através do celular.

Muitos dos aparelhos apresentados na Cebit, no entanto, ainda devem levar dois ou três meses para chegar ao mercado europeu. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento da maioria.

Motorola

A fabricante Motorola levou à feira de Hanover aparelhos com câmera embutida e função de palmtop. O modelo 388c, por exemplo, tem calendário, alarme e lista de tarefas. Ele tem tela colorida, acessa e-mails e tem 7 Mbytes de memória.

Já se adiantando ao lançamento comercial das redes 3G na Europa, a empresa mostrou dois modelos de telefone com câmera de vídeo embutida e recursos de videoconferência, o A830 e o A835, que funcionam sobre as redes européias GSM e GPRS.

F. Madureira/Folha Imagem
Modelo A835, da Motorola
O A385, por exemplo, tem um toca-MP3 integrado e 256 Mbytes de memória para armazenar fotos, áudio e vídeo.

Nokia

A Nokia montou um estande todo branco, absolutamente "clean" na Cebit 2003. Quem sabe para destacar os novos modelos de celular com tela colorida.

O modelo que mais chama a atenção é o 3300, telefone que funciona sobre os sistemas GSM ou GPRS e mais parece um videogame portátil. Ele toca músicas nos formatos MP3 e AAC, faz download de jogos em Java, tem rádio FM embutido, tela colorida e 64 Mbytes de memória, além, claro, de fazer chamadas.

Francisco Madureira
Novo Nokia 3300, que funciona com GSM ou GPRS


Para transferir arquivos, o usuário conecta o aparelho ao PC com um cabo USB. Ele também tem memória para 20 estações FM. A bateria aguenta 9 horas seguidas de reprodução de MP3 e até 11 horas de rádio até precisar de recarga. O Nokia 3300 também recebe e envia mensagens SMS (Short Message Service) e MMS.

Samsung

A Samsung, que recebeu este ano o prêmio IF Design por seu aparelho que combina funções de palmtop e celular, levou para feira um telefone GPRS de pulso. Com suporte a WAP e Bluetooth, o aparelho disca por comandos de voz. A tela colorida de 96 x 64 pixels é fabricada com a tecnologia Oled (Organic Light Emitting Diode) --ao contrário das telas de cristal líquido, que precisam de uma fonte de luz, as telas Oled emitem luz própria.

Francisco Madureira
Watchphone, celular de pulso da Samsung


Dois modelos de telefone inteligente assumem papel de palmtop. O modelo SGH-i500 vem com o sistema operacional Palm OS 5.2, e sua tela exibe até 65 mil cores. Já o SGH-i700 tem o sistema Pocket PC 2002, da Microsoft, e vem com versões portáteis do Word, do Excel e do Internet Explorer.

Três telefones com câmera fotográfica embutida também fazem sucesso com os visitantes do estande da empresa. O modelo SGH-P400 rotaciona sua tela e também a lente da câmera, o que facilita na hora de tirar fotos.

Siemens

A alemã Siemens aproveita um imenso estande no pavilhão 26 para mostrar aparelhos poderosos e com design diferenciado.

O pequeno SX1, que funciona sobre os sistemas GSM e GPRS, tem câmera fotográfica integrada, player de áudio e vídeo, rádio FM, cliente de e-mail, suporte a mensagens SMS e MMS, além de um slot para memória MMC (Multimedia Card) e tela de alta resolução que exibe até 65 mil cores. O aparelho estará disponível na Europa e na Ásia até o final do primeiro semestre.

F. Madureira/Folha Imagem
Celular Xelibri, da Siemens
Outro destaque é o Xelibri, celular que está mais para um acessório de moda. Já em abril, o telefone deve chegar aos mercados europeu e asiático.

Sony Ericsson

Cheio de recursos, o celular T610 é a vedete do estande da Sony Ericsson. Ele tem câmera fotográfica e flash embutidos, sua tela é capaz de exibir 65 mil cores, e o aparelho é compatível com a tecnologia sem fio Bluetooth --uma das vantagens é jogar games em Java com outros usuários do telefone, sem a necessidade de conexão por fios ou pela internet.

O recurso Music DJ permite ao dono do telefone compor músicas no formato MIDI (Musical Instrument Digital Interface), muito comum nos PCs, e usá-las como toque. O aparelho estará disponível até julho no hemisfério norte, compatível com os sistemas GSM e GPRS.

Outro modelo interessante é o T310, que também possui tela colorida, troca mensagens MMS e vem com o game Tony Hawk's Pro Skater 4 instalado. Ele começa a ser vendido já nesta semana na Europa, na Ásia e em alguns países da América Latina, inclusive no Brasil.

Francisco Madureira, editor de Informática da Folha Online, viajou a Hanover a convite da Hannover Fairs do Brasil

Especial
  • Leia mais notícias sobre a Cebit 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página