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21/03/2003 - 16h15

Microsoft domina software usado em PCs brasileiros, diz FGV

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Do processador de texto ao navegador de internet, passando pelo pacote de aplicativos para escritório e claro, seu sistema operacional, os programas da Microsoft são usados em quase toda a base ativa de computadores no Brasil --cerca de 18 milhões de máquinas.

Segundo a 14ª edição da pesquisa anual sobre administração de recursos de informática da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), o sistema operacional Windows --desencadeador de grandes batalhas jurídicas nos EUA-- é usado em nada menos que 97% dos micros (estações de trabalho) e 60% dos servidores brasileiros.

O Unix responde por 30% (Linux, 12%) dos sistemas operacionais em servidores brasileiros e 7% deles rodam o sistema operacional da Novell. Nas estações de trabalho, também conhecidas por cliente, o Unix e suas variantes estão em modestos 2% deles.

Aplicativos integrados

O pacote de aplicativos para escritório da Microsoft também domina o mercado brasileiro de computadores, conforme o levantamento da FGV. O MS Office é usado em 93% dos computadores brasileiros, seguido pelo StarOffice (4%), da Sun Microsystems e Lotus (2%), da IBM.

Entre os softs para processamento de texto, o Word, também da gigante do software, está em 94% dos PCs. O restante do mercado é divido pelo StarOffice (4%) e o Lotus (1%).

Uma divisão semelhante acontece no mercado de softs para a elaboração de planilhas eletrônicas, em que o Excel, StarOffice e Lotus são adotados por 93%, 3% e 3% dos usuários, respectivamente.

Internet

Praticamente apenas dois browsers dividem a preferência dos internautas brasileiros.

Segundo a FGV, 90% deles usa o Internet Explorer para suas atividades on-line, enquanto 9% adotam o Netscape, da America Online.

Entre os programas para administração de correio eletrônico, o Lotus Notes é usado por 23% dos brasileiros, contra 66% que usam o Exchange ou Outlook, ambos da Microsoft.

A pesquisa da FGV, conduzida por Fernando S. Meirelles, foi realizada com 3.000 empresas, mas analisou 1.400 respostas de empresas de médio e grande porte.
 

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