Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2003 - 10h41

Beta do Office 2003 tem problema com programas antivírus

da Folha Online

A última versão de testes do Office 2003 pode causar problemas para as empresas de antivírus porque seu suporte ao formato baseado em XML (Extensible Markup Language) derruba softs que varrem os sistemas em busca de invasões e pragas virtuais. De acordo com especialistas de segurança, o problema está nas macros contidas em documentos na versão beta do novo Office.

Quando um arquivo é salvo como XML, suas macros acabam sendo salvas em locais aleatórios. Isso significa que os programas que examinam arquivos em busca de códigos maliciosos terão que procurar em todo o conteúdo dos arquivos, e não apenas na parte em que as macros deveriam estar posicionadas.

Embora uma solução simples tenha sido sugerida pela indústria antivírus, a Microsoft ainda não fez nenhuma mudança no Office 2003. Um porta-voz da gigante do software disse que o problema se restringe aos documentos XML e não ao novo Office.

Jan Hruska, fundador da empresa de antivírus Sophos, disse que apesar da Microsoft ter feito grandes progressos em termos de segurança nos últimos anos, a questão da XML tem dificultado sua vida.

"Tradicionalmente, quando a Microsoft tem que escolher entre funcionalidade e segurança, ela opta pela funcionalidade toda vez", disse Hruska.

Assim, embora um formato mais aberto como o XML possa ser muito útil, não é fácil para as empresas de antivírus lidarem com ele. "

O porta-voz da Microsoft insistiu que o Office 2003 está de acordo com os padrões W3C (World Wide Web Consortium), mas acrescentou que a empresa quer trabalhar com fabricantes de antivírus para resolver o problema.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página