Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2003 - 18h24

Falha no Sendmail dá controle de servidores de e-mail a invasores

da Folha Online

Uma séria falha de segurança foi encontrada no popular software de gerenciamento de e-mails Sendmail, que processa entre 60% e 70% de todo o tráfego de mensagens eletrônicas em todo o mundo.

A vulnerabilidade foi descoberta pelo especialista norte-americano de segurança Michal Zalewski, e é a segunda detectada no programa este mês --no início de março, a Internet Security Systems anunciou um bug no Sendmail que impedia o programa de validar corretamente os endereços no cabeçalho dos e-mails.

Desta vez, a brecha foi encontrada na função usada para avaliar a integridade das extensões dos endereços de correio eletrônico.

Ao enviar uma mensagem com um endereço propositalmente malformado para um servidor rodando o Sendmail, um pirata de computador pode promover um ataque remoto e assumir o controle da máquina vulnerável.

O centro de coordenação de vulnerabilidades Cert disse que a maioria das empresas de médio e grande portes podem ser afetadas pelo bug.

Segundo o Cert, muitas vezes as empresas nem sabem que estão usando o Sendmail porque ele é instalado automaticamente em diversas distribuições Linux e Unix.

Os desenvolvedores do software Sendmail e Sendmail Consortium alertam os administradores de sistemas para a necessidade de atualização do programa, e dizem que todas as versões estão vulneráveis.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página