Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2003 - 17h54

Serviço on-line da Apple venderá canções a US$ 0,99

da Folha Online

O novo serviço de venda de músicas on-line da Apple Computer oferecerá canções por US$ 0,99 cada aos usuários de seu software iTunes Music Store, disponível para download na web. Segundo a empresa, o serviço não cobrará assinatura e é barato o suficiente para concorrer com os serviços gratuitos de troca de arquivos.

Inicialmente, o produto estará disponível apenas para os usuários dos computadores Macintosh. Uma versão para as máquinas que usam a plataforma Windows deve chegar até o final deste ano, de acordo com a Apple.

Gravação legalizada

Para o lançamento do serviço, a Apple fez parceria com as cinco principais gravadoras da indústria fonográfica mundial --Sony, BMG, EMI, Universal e Warner. Assim, as mais de 200 mil faixas disponíveis poderão ser compradas pelos usuários e gravadas em CDs para uso pessoal.

Maior capacidade

Ao mesmo tempo, a Apple lançou novas versões de seu popular player digital de música iPod, com capacidade para até 30 GB de capacidade. A versão de 10 GB continuará sendo vendida.

O serviço digital de música ficará estreitamente integrado à linha iPod, permitindo que usuários comprem músicas via internet e as transfiram com facilidade para os aparelhos portáteis.

Os executivos das gravadoras expressaram a esperança de que a venda de música pela Apple atraia usuários dos serviços gratuitos de trocas de arquivos via Internet que as gravadoras culpam pela queda nas vendas dos CDs.

As empresas de entretenimento que querem tirar da web esses serviços de troca de arquivos sofreram um revés surpreendente na última sexta-feira (25), quando um juiz federal em Los Angeles negou um pedido de fechamento dos serviços Grokster e Morpheus, alegando que eles não têm controle sobre o material trocado em suas redes.

A Apple já conseguiu um grande sucesso na área de música, com o iPod. O aparelho, do tamanho de um baralho, comporta milhares de canções em formato digital e está disponível em versões que funcionam em computadores da Apple ou em PCs acionados pelo Windows, da Microsoft.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página