Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2003 - 14h37

Vírus Lovgate ganha três novas versões na internet

da Folha Online

O vírus Lovgate ganhou três novas versões e ampliou sua onda de ataques pela internet. Ele é atualmente o vírus mais ativo da web, segundo radar da empresa de segurança Trend Micro, que subiu hoje sua classificação de risco de infecção.

A primeira variante do vírus surgiu em 14 de fevereiro. Nessa nova onda de ataques, a Trend Micro detectou três novas variantes, vindas da Coréia, Japão e Cingapura. Elas afetam apenas os sistemas Windows NT, 2000 e XP.

"Esse tipo de ataque é pouco usual", afirma Miguel Macedo, diretor comercial da Trend Micro. Assim como a versão anterior, as novas pragas se propagam por arquivos compartilhados em redes e também por e-mail.

Em vez de enviar cópias de si mesmo para os e-mails cadastrados no Outlook --o que a maioria dos vírus faz-- as novas variantes respondem às mensagens que estão na caixa de e-mail da máquina infectada. "[Isso] confunde ainda mais quem recebe o vírus, porque você acredita que seja a resposta de uma mensagem que enviou a um conhecido", afirma Macedo.

Outro detalhe que amplia o risco do vírus, segundo a empresa, é sua característica híbrida: ele age como "worm" --tem o poder de se disseminar rapidamente e congestionar redes corporativas e a própria internet-- e como cavalo de Tróia --ele abre portas na máquina infectada e permite o roubo de dados e a manipulação remota do sistema.

Para se prevenir, a Trend Micro, os internautas devem manter o antivírus atualizado. Também é recomendável ter cuidado ao abrir mensagens de e-mail suspeitas.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página