Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2003 - 13h06

Flight Simulator faz 20 anos com nova versão

THÉO AZEVEDO
da Folha de S.Paulo

Para comemorar os 20 anos de sua popular série de simuladores de vôo, a Microsoft lança em agosto o Flight Simulator 2004: A Century of Flight. A Folha teve acesso exclusivo a uma versão de testes do game, que vem gravada em quatro CDs.

Flight Simulator 2004 também comemora o centenário do primeiro vôo da história, atribuído aos irmãos Wright e à aeronave Wright Flyer (1903). É estranha a ausência de referências, ao menos na versão de testes, ao vôo de Alberto Santos Dumont na cidade de Paris, em 1906.

Polêmicas históricas à parte, Flight Simulator 2004 está repleto de novidades, como a presença de vôos históricos a bordo de aeronaves clássicas, entre elas a própria Wright Flyer e a Douglas DC-3, primeiro avião usado em vôos comerciais. Há também aviões modernos, como o Boeing 777.

Os fãs da série podem ficar empolgados com os aprimoramentos técnicos. A interação com os dispositivos e com as funções do cockpit, por exemplo, acontece com simples cliques do mouse.

As condições climáticas também mereceram atenção especial. Em qualquer momento de um vôo vespertino, é possível modificar o período do dia para a noite ou, então, dar início a uma tempestade. Enfim, fica a critério do desafio que o piloto virtual deseja enfrentar.

Reprodução


O controle de tráfego aéreo foi melhorado em relação à última versão da série. Isso porque Flight Simulator 2004 tem milhares de aeroportos detalhados, e, para os pilotos iniciantes, não é difícil perder a direção exata do vôo. Mas, para evitar esse tipo de incidente, além das várias lições de aprendizado, o jogador conta com o auxílio de dispositivos GPS (Global Positioning System), que permitem saber a localização exata da aeronave.

Segundo o site oficial do game, para jogar Flight Simulator 2004 é necessário ter um Pentium II de 450 MHz, 1,8 Gbyte de espaço em disco, 128 Mbytes de memória e placa aceleradora 3D de 8 Mbytes. Na prática, porém, o jogo parece exigir muito mais que isso e chega a consumir mais de 3 Gbytes de espaço em disco.

Mas é o preço justo por um simulador de vôo de qualidade e que tem tudo para manter a hegemonia da série. Vale ressaltar ainda a durabilidade de Flight Simulator 2004: A Century of Flight, que, além de vários vôos, dá ao jogador a oportunidade de personalizar os seus, sem contar ainda o modo multijogador.

Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br

Especial
  • Conheça os últimos games para PC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página