Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2003 - 10h56

Internet é meio para divulgação de trote telefônico

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

Computadores e internet colaboram para a distribuição em larga escala dos trotes telefônicos, ligações nas quais um indivíduo engana, ofende ou satiriza outra pessoa de modo anônimo.

Em determinadas circunstâncias, os trotes telefônicos podem ser considerados ilegais. Apesar disso, impulsionados pela evolução dos softwares de gravação, eles se espalham rapidamente pela rede.

O internauta que realizar uma pesquisa num site de busca como o Google (www.google.com) ou o Yahoo! (www.yahoo.com) vai encontrar diversos endereços que oferecem o download de arquivos com trotes.

Um deles é o www.portuguelandia.com.br. São 30 gravações diferentes. Para baixá-las, escolha, no menu, a opção trotes em MP3 e depois selecione os itens desejados.

Outras boas opções para encontrar trotes são os sites openlink.br.inter.net/alpi e www.hpw.hpg.ig.com.br/trotes.htmtrotes.

A mais famosa pegadinha telefônica da era da internet teve um advogado como vítima.

Ele ligou para a Telerj (antiga operadora de telefonia do Rio de Janeiro) para reclamar, mas, por engano, discou o número de um grupo de rapazes, que resolveram se divertir com ele.

O resultado está disponível para download em diversos sites, como o www.geocities.com/Eureka/Promenade/6971/down.

Audiência

Em tempos em que redes de TV ganham audiência com pegadinhas, programas de rádio utilizam o trote com o mesmo fim.

O Chupim (www.metropolitanafm.com.br/chupim), da rádio Metropolitana, é um deles. O site oficial do programa oferece os melhores trotes, entre os mais recentes, para download.

No Nordeste, a rádio Estação Sat leva ao ar diariamente a Pegadinha do Mução.

Instruído anteriormente por carta ou e-mail, o apresentador liga para as pessoas e as chama por apelidos indesejáveis, como Chico Butico, Orelha Seca, Casca de Ferida ou Ozana Gabiru.

Para baixar os melhores momentos do programa do Mução, acesse www.mucao.com.br.

Uma dica: alguns arquivos de áudio exigem a instalação de certos programas. Para ouvir os de extensão .ra ou .ram, por exemplo, você precisa ter instalado o Real Player (www.real.com). Arquivos .qt precisam do Quick Time (www.quicktime.com).

Leia mais
  • Livre-se dos e-mails indesejados que entopem caixas de mensagens
  • Programa anti-spam oferece solução parcial
  • Credibilidade é arma usada por correntes de e-mail
  • E-mails aliviam órfãos eletrônicos
  • Webmails investem em programas anti-spam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página