Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2003 - 12h25

Estudo indica as dez linhas de assunto mais usadas em spam

da Folha Online

Os dias em que o spam --e-mail comercial indesejado-- era óbvio e facilmente reconhecido ficou para trás. Um estudo da empresa de segurança FrontBridge revelou que o número de mensagens com título ilusório cresceu mais de 50% este ano e apontou os dez assuntos mais usados por spammers para tentar enganar e fazer com que vítimas abram o e-mail.

As linhas de assunto com frases incentivando a compra on-line de Viagra ou maneiras de aumentar os seios deram lugar a perguntas, falsos cumprimentos e respostas a e-mails que nunca foram enviados pelos internautas.

Em primeiro lugar, aparece "Re: Informação que você solicitou", que supõe que o usuário tenha solicitado algo.

O segundo assunto mais usado pelos spammers é "Hey", que é o cumprimento coloquial mais usado pelos internautas para enviar e-mails aos amigos. O título "Veja isso", também muito popular nas mensagens encaminhadas é o terceiro mais adotado na tentativa de enganar os internautas.

Seguindo a lista, nas quarta e quinta posições, estão "Esse é o seu e-mail?" --aqui o spammer finge ser um antigo amigo-- e "Por favor reenvie o e-mail", que implica em você já ter enviado algo a ele.

Os sexto, sétimo e oitavo títulos de e-mail mais usados para tentar garantir a leitura de spams são "Re: seu pedido", "Conta vencida" e "Por favor verifique suas informações", que novamente supõe que o usuário mantém ou já teve algum tipo de comunicação com o remetente.

Em nono lugar aparece "Versão atualizada", sugerindo uma falsa atualização de software via e-mail.

Encerrando a lista da FrontBridge com os dos dez assuntos mais usados por spammers está "Re: 4 de julho". Com esse assunto, especificamente nos Estados Unidos, o spammer finge ser um e-mail para combinar planos para o feriado nacional no país.

Mudança contínua

Os adeptos do spam variam continuamente a linha de assunto dos e-mails, e muitos tentam preocupar o destinatário para fazer com que ele abra a mensagem, com títulos como "Re: pagamento atrasado".

O simples fato de abrir esses e-mail pode significar o início de uma enxurrada de spam e incômodo para usuários do Outlook, como cavalos de Tróia, vírus, pop-ups etc.

Leia mais
  • Windows tem três novos bugs; crítico, um deles abre PC a hackers
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página