Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2003 - 16h23

Lindows tem versão que roda diretamente em CD-ROM

da Folha Online

Em mais um passo na estratégia de facilitar o uso do Linux pelos consumidores, a Lindows.com criou uma versão do sistema operacional que roda diretamente de um CD-ROM --sem precisar ser instalado no disco rígido.

Segundo a empresa, seu novo produto, batizado de LindowsCD, é voltado para as pessoas interessadas em experimentar o Linux sem modificar ou remover outros sistemas operacionais eventualmente instalados em seus computadores.

O CD do sistema operacional é gratuito para aqueles que comprarem ou já usarem o LindowsOS 4.0, a versão completa do software da Lindows.com.

Essa versão oferece uma série de recursos básicos para o sistema operacional, incluindo os aplicativos de escritório compatíveis com o Office, da Microsoft, suporte multimídia para MP3, Real Audio e Flash. Além disso, permite ao usuário acessar arquivos do Microsoft Word, PowerPoint e Excel sem programas adicionais, segundo a Lindows.com.

"Nem sempre o usuário tem um computador reserva para testar o Linux", disse Michael Robertson, diretor da Lindows para o site de notícias Cnet.com. "Quando os usuários acabarem de fazer o que precisam com o LindowsCD, eles podem simplesmente remover o CD e reiniciar o computador para que ele volte às configurações originais."

A nova versão do Lindows também visa os laboratórios de treinamento, onde o Linux é necessário somente em parte do tempo.

Porém, os analistas da indústria ainda não se convenceram de que o Linux esteja pronto para o consumo em massa. Ted Schadler, analista do Forrester Research, disse que uma pesquisa com 65 mil usuários domésticos indicou que menos de 1% usava o Linux.

"Talvez algo como o LindowsCD ajude os entusiastas do Linux", disse Schadler. "Mas os consumidores não devem aderir ao Linux enquanto games e aplicativos populares não estiverem amplamente disponíveis para o sistema operacional."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página