Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2003 - 11h08

Tumulto organizado por e-mail começa a virar moda pelo mundo

da Folha Online

Uma aglomeração repentina de pessoas organizada por e-mail, aparentemente com o objetivo de simplesmente causar tumulto, está virando moda pelo mundo. A ação, que nos EUA já ganhou até nome --"Flash mob"-- aconteceu pela sexta vez em Nova York, já tem registros na Europa e parece estar chegando no Brasil.

Os destinatários dos e-mails são convidados para chegar a um determinado lugar, numa determinada hora, e recebem instruções sobre como participar de cada situação.

Os organizadores gostam de ficar anônimos e dizem que a diversão disso é sua natureza absurda e inexplicável. Mas eles acham que a moda pode ser passageira.

No Brasil, um grupo na internet estaria organizando um tumulto relâmpago desse estilo. Eles ainda não definiram qual será o mote do ação, mas o cenário deve ser a avenida Paulista, em São Paulo.

No mínimo engraçado...

Uma multidão enlouquecida, que se articulou por e-mail, se reuniu na noite de quinta-feira (7) em frente à loja de brinquedos Toys "R" Us da Times Square, em Nova York, para olhar um dinossauro gigante que ruge ameaçadoramente para os clientes.

Cerca de 300 pessoas pareciam hipnotizadas pelo bicho, mas depois caíram no chão, gritando e agitando os braços. Enquanto os funcionários chamavam a segurança, o grupo se dispersou com a mesma rapidez com que se reuniu.

Reprodução
No Japão, internautas imitam cena do filme Matrix
Um homem que tinha todo o jeito de ser um organizador e deu um nome evidentemente falso afirmou, depois do evento da Toy "R" Us: "infelizmente, toda a cobertura da imprensa vai servir para destruir isso mais cedo ou mais tarde."

"Dá para imaginar que daqui a uma ou duas vezes as pessoas já não vão mais achar legal. Não será realmente um 'happening', e sim um evento para a mídia", afirmou.

Também na noite da quinta-feira, a primeira "flash mob" britânica --com cerca de 200 pessoas-- fez uma caminhada até uma loja de sofás de Londres. O grupo tinha ordens para fazer ligações pelo celular elogiando os produtos.

O chamado Mob Project começou em junho, em Nova York, quando um homem chamado Bill mandou um e-mail a alguns amigos. Desde então, o movimento se espalhou por todo o país e para várias cidades da Europa.

No Velho Continente, o primeiro "flash mob" aconteceu em Roma, no mês passado, quando uma multidão se reuniu numa livraria, enchendo os funcionários de perguntas sobre uma obra que não existia.

Na Toy "R" Us de Nova York, a turista texana Maria Peters disse: "eles acabaram de me pegar na rua e me deram instruções. Foi como um grande jogo mental."

Reprodução
Flash mob organizado no Central Park, em Nova York

Outros lugares de Nova York que já foram ocupados são o Central Park, onde a multidão piou como ave e ciscou como galinha, e o Hyatt Hotel, onde houve uma salva de palmas.

O site flashmobs.blig.ig.com.br/inicial.html (em português) também conta um pouco mais sobre esses eventos mundiais um tanto quanto "sem nexo", e ainda traz links para arquivos de som do encontro no Central Park.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página