Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2003 - 10h37

Vírus Lovsan continua marcha pela internet na Ásia; proteja-se

Publicidade

da France Presse, em Cingapura

O vírus Lovsan, que ataca os computadores que funcionam com o sistema operacional Windows, causou grandes estragos hoje na Ásia: milhares de máquinas começaram a acender e apagar, à revelia do comando de seus usuários.

A empresa de segurança McAfee, informou que os micros domésticos e as pequenas empresas foram as principais vítimas do ataque do vírus desta vez. As grandes companhias e administração pública já tinham sido afetadas no início da semana.

Segundo a Symantec, outra empresa do mercado de programas de proteção de computadores, este vírus se espalha rápido porque não é um anexo de e-mail que precisa ser clicado para ser ativado. Basta baixá-lo para que a máquina esteja contaminada.

Japão

Hoje, o maior número de computadores atingidos foi no Japão, segundo a Trend Micro. Entre ontem e hoje, a companhia registrou 247 casos do vírus, informou um porta-voz da empresa.

A Trend Micro advertiu os usuários que o vírus é tão perigoso quanto o "Slammer", que se espalhou em janeiro, paralisou os serviços on-line da Coréia do Sul e afetou grandes empresas japonesas, mas não conseguiu causar problemas às atividades do governo.

Uma filial da McAfee, a Netword Associates, registrou problemas em milhares de computadores em toda a região Ásia-Pacífico depois da propagação do vírus, enquanto o diretor de mercado para a região, Allan Bell, estimou que "as empresas mais afetadas são aquelas que não atualizaram seus sistemas de segurança".

Os especialistas aconselham todos os usuários de computadores que funcionam com o Windows a baixarem um antivírus.
A Microsoft, que foi informada desta ofensiva e emitiu um boletim de segurança no dia 16 de julho, continuou advertindo que o vírus pode atacar quatro versões do programa: NT 4.0, 2000, XP e Server 2003.

Segundo especialistas de segurança, somente o Windows 2000 e Windows XP foram afetados. Os sistemas Mac e OS/2, assim como o sistema de código aberto Linux, não foram atingidos.

Leia mais
  • Vírus Lovsan se espalha com perigo na internet; proteja-se
  • Hackers distribuem código para explorar bug no Windows
  • Bug no Windows permite que hacker assuma controle do PC

    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques

    Sites relacionados
  • Baixe a correção do bug do Windows usado pelo vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página