Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2003 - 17h00

Comdex aposta em eventos paralelos para manter público de 2002

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

O ar de cautela que ainda paira sobre o mercado de tecnologia da informação no início deste segundo semestre domina a edição 2003 do Comdex, um dos maiores eventos de informática e telecomunicações do país.

Ao contrário de 2002, quando o evento registrou crescimento de 14% e surpreendeu o mercado, este ano os organizadores têm uma expectativa modesta: manter os números alcançados no ano passado. Para isso, apostam em cinco eventos paralelos para atrair o público especializado.

A 12ª edição da feira de tecnologia, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi entre os dias 19 e 22 de agosto, contará com cerca de 465 expositores e deve receber mais de 100 mil visitantes. Marcus Faria, diretor-comercial da Guazzelli Messe Frankfurt, que organiza o Comdex, explica que "o mercado está congelado há algum tempo".

No ano passado, 109 mil visitantes passaram pelos corredores do Comdex. Desses, Faria diz que 87 mil eram profissionais qualificados no mercado de tecnologia da informação. O objetivo este ano, conta o diretor, é aumentar o público qualificado para cerca de 90 mil.

Segundo Faria, em 2002 o Comdex testou o Borland Conference --evento voltado para desenvolvedores. Como a tentativa atraiu cerca de 500 profissionais --quando a expectativa era de 150 congressistas--, os organizadores apostaram nessa receita, e este ano o Comdex promoverá a segunda edição do BorCon, além de outros quatro eventos verticais: Canon Digital Solutions Forum, GIS Brasil, Color Publishing e Business Symposium.

O Canon Digital Solutions Forum já teve diversas edições nos EUA, e este ano estréia no Brasil. O fórum corporativo da Canon apresenta as últimas soluções para o mercado de impressão digital e gerenciamento de documentos em empresas.

A Color Publishing está em sua 11ª edição, e trará representantes como HP e Ricoh para discutir a editoração eletrônica e impressão digital com profissionais do setor.

Já o GIS Brasil, que acontece pela primeira vez em São Paulo --está em sua nona edição-- pretende discutir as aplicações da geotecnologia no campo científico e a sua crescente participação no cotidiano das pessoas.

O último evento desse cenário é o Business Symposium, um fórum com palestras e apresentações de casos sobre tecnologia e economia feito pelas empresas expositoras no Comdex.

A renda obtida com essas companhias será revertida para o CDI (Comitê para a Democratização da Informática), organização não-governamental que há oito anos desenvolve um trabalho de inclusão social ligado à tecnologia.

Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página