Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2003 - 18h15

Comdex põe jovens carentes em contato com novas tecnologias

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

A 12ª edição do Comdex Brasil, que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto no Anhembi (São Paulo), promoverá o contato de jovens carentes com as novidades da tecnologia.

Paralelamente ao congresso e à feira de exposições, o Comdex deste ano trará o Geração Digital. O evento, organizado pela Cidade do Conhecimento --projeto de inclusão digital da USP (Universidade de São Paulo)--, terá oficinas, exposições de tecnologia e visitas monitoradas de jovens do ensino médio e graduação, principalmente da rede pública.

Segundo Gilson Schwartz, diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento, do Instituto de Estudos Avançados da USP, serão abertas 200 vagas para esse público --20 grupos de dez pessoas cada, que farão visitas monitoradas pela feira. Esta é uma forma de colocar os menores da periferia (a feira é aberta apenas para maiores de 18 anos) em contato com o mundo digital, diz Schwartz.

O Geração Digital abordará basicamente quatro temas: inclusão social e econômica por mídias digitais; deficiência e cidadania numa sociedade inclusiva; profissões do futuro --novas carreiras, exigências e perspectivas; e juventude e cultura digital --a visão das novas gerações.

O projeto reúne iniciativa privada, estudantes, professores e participantes de infocentros e ONGs para debater esses temas.

Talk Show

Na quarta-feira (20), das 14h às 20h, mais de mil pessoas devem participar das atividades do Show da Inclusão. Trata-se de um programa de auditório, com inscrições gratuitas, dividido em 18 blocos com quadros e atrações sobre inclusão digital.

O show será marcado ainda pelo anúncio de uma nova rede, de alcance nacional e internacional, desenvolvida para facilitar o contato entre empresas e projetos que incentivam a inclusão digital. Batizada de SPiN, a rede foi desenhada na própria Cidade do Conhecimento.

Projetos de todo o Brasil passarão a integrar esta rede de produção de conhecimento e cultura, mediada pelas principais universidades do país.

O nome SPiN é baseado no termo inglês "spin-off", muito usado para designar projetos ou empreendimentos criados dentro das universidades e que acabam ganhando vida própria fora dessas instituições.

Toda a programação do Geração Digital 2003 poderá ser acompanhada pela internet. O site do evento terá transmissão ao vivo, ferramentas de interatividade e referências complementares para pesquisa, além de uma gincana virtual que distribuirá prêmios entre os participantes.

Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página