Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 10h59

Sobig.F infecta um a cada 17 e-mails e é pior vírus da história

da Folha Online

A sexta variante do vírus Sobig, descoberta no início desta semana, é a praga virtual de mais rápida disseminação da história. Um em cada 17 e-mails que circulam pela internet de 162 países possuem o vírus, algo inédito na internet. Somente nas primeiras 24 horas após seu surgimento, ele foi barrado mais de 1 milhão de vezes pela empresa de segurança britânica MessageLabs.

Para ter uma idéia, o vírus Klez, que até agora liderava o ranking de vírus mais ativos da web, infectou 250 mil e-mails em suas primeiras 24 horas de atividade. O ILoveYou, primeira praga a assustar internautas em novembro de 2000 por sua capacidade de disseminação, chegou a contaminar em seu ápice um a cada 28 e-mails.

O Sobig.F foi criado nos EUA, onde o vírus é mais ativo, segundo a empresa de antivírus Sophos.

Sua primeira versão foi criada em 9 de janeiro deste ano. Desde então, a MessageLabs disse que interceptou cerca de 3 milhões de cópias de variantes do vírus.

Para Paul Wood, analista da empresa, a disseminação do vírus pode aumentar o tráfego global de e-mails em pelo menos 60%, deixando a internet extremamente lenta.

Cura

O vírus afeta todas as versões do sistema operacional Windows, mas está programado para desativar a si mesmo no próximo dia 10 de setembro.

Quem já foi infectado pelo vírus pode baixar uma vacina gratuita da Sophos em www.sophos.com/misc/sobigsfx.exe. Também é possível usar o antivírus on-line gratuito da Trend Micro em housecall.antivirus.com. Os softs antivírus mais comuns no mercado também já possuem vacinas contra a praga. Para se proteger do vírus Sobig.F, basta atualizar o seu.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página