Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2003 - 10h01

Setor de tecnologia crescerá 6,5% ao ano no Brasil até 2006

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

O cenário econômico é conturbado. O setor de tecnologia, que cresceu pelo menos 10% ao ano na década de 1990, tirou o pé do acelerador no Brasil nos últimos dois anos. Mas continua um dos poucos a registrar evolução todo ano no Brasil: até 2006, a expectativa é que as empresas de tecnologia assistam a um crescimento médio anual de 6,5% no país. A estimativa é do Gartner, um dos maiores institutos de pesquisa do setor.

No setor de internet, o país tem registrado modestas, mas constantes altas no número de usuários e tempo gasto on-line. De acordo com o Ibope eRatings, no primeiro semestre de 2003, o número de internautas brasileiros cresceu 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda com relação ao "cibermercado", Aleksandar Mandic, um dos pais da internet brasileira, aposta no desenvolvimento de novos produtos e na evolução do acesso sem fio.

Análise

Segundo Cássio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner na América Latina, Brasil e México --que têm ritmo de desenvolvimento tecnológico semelhante-- são donos de 70% dos investimentos em tecnologia realizados na região.

Para Dreyfuss, com o fenômeno da globalização, "as empresas nacionais precisaram recuperar o tempo perdido e alcançar o nível de qualidade dos serviços prestados pelas concorrentes estrangeiras".

"As empresas tiveram de fazer investimentos contínuos em TI (tecnologia da informação)", explicou.

Além disso, o analista diz que a privatização das telecomunicações também gerou um aquecimento do mercado de tecnologia. "Até então, as arquiteturas modernas passavam longe do Brasil", conta. A privatização do setor acelerou a adoção das novas tecnologias.

Leia mais
  • Setor de tecnologia crescerá 6,5% ao ano no Brasil até 2006
  • Acesso das classes A e B à internet chega a 80% no Brasil
  • Mandic vê futuro da internet na oferta de produtos e acesso móvel
  • Setor de cartuchos de impressão "alternativos" está em expansão

    Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página