Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2003 - 10h16

Mandic vê futuro da internet na oferta de produtos e acesso móvel

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

A bolha das empresas pontocom já é passado, e a mina de ouro da internet pode estar na oferta de novos produtos e no acesso sem fio à rede mundial. Pelo menos é o que prevê Aleksandar Mandic, um dos precursores da web brasileira.

O empresário estreou no ciberespaço em 1990, com o lançamento da empresa de internet BBS Mandic. Em 1995 criou o provedor de internet Mandic, vendido menos de quatro anos depois.

O empreendedor também foi um dos fundadores do iG. Ele trabalhou no provedor até o início de 2002, quando optou por relançar seu nome no mercado, em forma do Mandic:Mail, um serviço de e-mail de grife, como ele gosta de dizer.

Mandic falou à Folha Online sobre a sua visão e expectativas para os negócios na internet. Confira os principais trechos do papo.

Folha Online - Como você vê a atual fase da internet no Brasil?
Aleksandar Mandic - Para mim, acabou aquele "boom" das "pontosem" na internet. Todos diziam que era pontocom, mas as empresas não tinham nada a oferecer além de uma idéia. Não tinham departamento de recursos humanos, não tinham departamento de imprensa, de nada. Essa fase da internet passou.

Folha Online - Chegamos ao fundo do poço, então? Agora podemos esperar uma tendência de melhora?
Mandic - Bom, essa fase de "vender vapor" não vai existir mais. Era como ter a idéia de vender biscoito na Lua via internet --não tem comprador lá. Agora entramos numa fase de desenvolvimento de produtos. Produtos para declaração de imposto de renda, que economizam dinheiro para o governo, o meu próprio serviço de e-mail é um produto, o internet banking é outro que proporciona um conforto tremendo.

A tendência agora é de que muitos ganhem um pouco mais e poucos ganhem muito com seus negócios na web. A coisa está melhor do que naquela época, quando muita gente perdeu muito dinheiro.

Folha Online - Certo. E é aí que está a mina de ouro? Como a internet pode ganhar dinheiro?
Mandic - A internet vai ganhar dinheiro no acesso sem fio no futuro. Quer dizer, o acesso de hoje, telefônico, por fio, tem limitações de velocidade e físicas. Se você estiver em um barco, por exemplo, é mais difícil de acessar a internet. Não é que esse acesso vá deixar de existir, de maneira nenhuma. Mas eu acho que o avanço da tecnologia sem fio vai ser grande. É como foi o avanço da telefonia móvel em relação à fixa.

Leia mais
  • Setor de tecnologia crescerá 6,5% ao ano no Brasil até 2006
  • Acesso das classes A e B à internet chega a 80% no Brasil
  • Mandic vê futuro da internet na oferta de produtos e acesso móvel
  • Setor de cartuchos de impressão "alternativos" está em expansão

    Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página