Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2003 - 10h47

Setor de cartuchos de impressão "alternativos" está em expansão

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Bastou caminhar por alguns minutos na Comdex 2003 para notar. Os corredores de uma das mais importantes feiras de tecnologia do país, que aconteceu nesta semana no Anhembi, em São Paulo, estavam repletos de fabricantes de máquinas e suprimentos para remanufatura de cartuchos de impressoras.

As dezenas de estandes só provaram uma tendência: o mercado "alternativo" de cartuchos de tinta para impressora está em franco crescimento no Brasil. Opção mais econômica, esses produtos vêm rapidamente ganhando espaço até pouco tempo ocupado exclusivamente por cartuchos originais.

As grandes fabricantes de impressoras --entre elas, Hewlett-Packard, Canon, Epson e Lexmark-- criaram um paradigma em torno dos cartuchos originais. Apoiadas em alegações de que esses têm qualidade superior à dos concorrentes, vendem seus cartuchos por preços que chegam a passar do dobro do valor dos compatíveis ou remanufaturados.

A diferença

O mercado de cartuchos é constituído basicamente de três categorias de produtos. Além dos originais, os compatíveis e os remanufaturados são as alternativas disponíveis aos usuários.

"Os cartuchos chamados compatíveis são produtos novos, fabricados com a mesma tecnologia usada na produção dos originais", explica Guilherme Zaniolo, gerente nacional de vendas da Extralife, uma das maiores empresas de cartuchos e toners compatíveis. Já os remanufaturados são reservatórios de tinta usados que são recarregados.

Na Comdex deste ano, além das grandes representantes do setor --como Helios Carbex e Extralife, que participaram do evento com estandes de tamanhos consideráveis--, pelo menos dois corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi estavam tomados por empresas menores do segmento.

Concorrência

Para Zaniolo, os produtos compatíveis são um "concorrente leal" dos originais. Isso porque, segundo ele, são cartuchos produzidos com tecnologia própria, e não se fazem passar por originais.

Segundo ele, as vendas da Extralife cresceram acima do esperado este ano --entre 20% e 25% em relação ao ano passado.

No que diz respeito aos remanufaturados, Zaniolo não tem dúvidas sobre a superior qualidade dos produtos compatíveis. "Os cartuchos remanufaturados sofrem interferências manuais e mecânicas [na hora da recarga]", explica.

De um jeito ou de outro, os produtos remanufaturados fazem concorrência aos compatíveis. Assim, apesar da certeza, Zaniolo diz que a Extralife está atenta ao crescimento das empresas de remanufatura.

Com razão

E devem ficar de olhos atentos mesmo, pois o setor de máquinas de recarga e serviços de remanufatura de cartuchos está de fato em expansão.

Luiz Fernando Ornellas Gomes, diretor da Ink Master, empresa vendedora de máquinas e suprimentos para recarga de cartuchos, disse que o negócio vem crescendo significativamente. E aposta na contínua alta do mercado para os próximos dois anos.

Para Gomes, os consumidores mudaram seus hábitos. A entrada dos cartuchos alternativos, somada ao barateamento dos computadores e ao alto preço cobrado pelos produtos originais, mudou o mercado.

"O consumidor está mais esclarecido em relação à real qualidade desses cartuchos", disse Gomes.

Preços

O diretor da Ink Master conta que a recarga de um cartucho custa cerca de R$ 3 para a empresa remanufaturadora. Esta, por sua vez, cobra aproximadamente R$ 20 pelo serviço. Considerando que as máquinas de recarga custam entre cerca de R$ 2.000 e R$ 7.000, é um investimento de retorno rápido.

A diferença de preços entre os cartuchos originais e os compatíveis, embora menor, é também bastante considerável.

Gomes exemplifica com o modelo compatível com as impressoras Epson 480, 580, C20 e C40, segundo ele o mais vendido pela Ink Master. Seu cartucho custa R$ 42, contra R$ 70 cobrados pelo original.

Leia mais
  • Setor de tecnologia crescerá 6,5% ao ano no Brasil até 2006
  • Acesso das classes A e B à internet chega a 80% no Brasil
  • Mandic vê futuro da internet na oferta de produtos e acesso móvel
  • Setor de cartuchos de impressão "alternativos" está em expansão

    Especial
  • Veja a cobertura completa do Comdex 2003
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página