Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 11h58

48,5% dos usuários já compraram depois de propaganda por e-mail

Publicidade

da Folha Online

Enganam-se os que pensam que o spam é apagado das caixas de e-mail sem nem ser lido. Uma pesquisa da consultoria de comunicação WBI Brasil revelou que 48,5% dos internautas brasileiros já fizeram compras depois de receber a propaganda por e-mail.

Segundo o estudo, realizado em 357 empresas de médio e grande porte entre junho e julho de 2003, 55% dos internautas lêem a mensagem --seja spam ou e-mail marketing-- quando o assunto interessa. Outros 25% apagam a correspondência sem sequer abrí-la, e apenas 5,32% disseram que sempre lêem o e-mail.

No entanto, a WBI Brasil descobriu que somente 2,5% denunciam o spam ao provedor de internet, e 11% pedem que seu endereço seja removido da lista do remetente.

Além disso, 81,5% das empresas ouvidas não têm nenhuma ferramenta para bloquear spam.

Volume

Entre os entrevistados, 27% disseram que recebem até 20 e-mails por dia, 24% afirmaram receber entre 31 e 50 mensagens e 19% contaram que entre 21 e 30 e-mails chegam diariamente a suas caixas de mensagens.

Outros 15% dos internautas recebem mais de cem e-mails por dia e 14,5% recebem entre 51 e 100 mensagens.

Quando se trata dos e-mails enviados por esses usuários, o volume é bem menor: 59% disseram que enviam até 20 mensagens a cada dia, 19,6% mandam entre 21 e 30 e-mails, e 11,5% são remetentes de entre31 e 50 mensagens. Apenas 5,6% dos entrevistados afirmaram mandar entre 51 e 100 e-mails, e 3,9% são autores de 3,9% correspondências eletrônicas.

Quase todos os ouvidos --97,7%-- revelaram que verificam os e-mails todos os dias.

Boletins

Dos usuários entrevistados, 49% disseram que recebem entre dois e cinco boletins por dia. Surpreendentemente, 30,8% dos internautas ouvidos recebem de seis a dez boletins diariamente.

Cadastro

Embora muitos reclamem da quantidade de spam enviada diariamente, somente 1,19% dos internautas disse que jamais se cadastram em sites. Outros 25% contaram que o fazem para receber informações do mercado em que atuam, enquanto 15% se cadastram para acompanhar a concorrência.

Leia mais
  • 41,5% das empresas enviam e-mails para clientes na 2ª feira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página