Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2003 - 12h14

Verisign é processada em US$ 100 milhões por redirecionar sites

Publicidade

da Folha Online

A empresa de buscas na internet Netster.com abriu um processo antitruste de US$ 100 milhões contra a Verisign. A companhia acusa a provedora de endereços de internet de sequestrar o tráfego de sites digitados de maneira equivocada ou aqueles cujo endereço não existe.

O SiteFinder, novo serviço da Verisign, encaminharia as buscas por endereços ".com" e ".net" inexistentes para uma página própria. Lá, segundo a Netster.com, o internauta se depara com opções de links e propostas de cobrança para a publicação de links.

Desde que foi lançado, na última segunda-feira (15), o SiteFinder despertou críticas de usuários que dizem que a Verisign está abusando de seu poder. Porém, a empresa diz que está simplesmente oferecendo um serviço conveniente.

O processo aberto em uma Corte federal em Orlando, na Flórida (EUA), alega violações das leis antitruste e concorrência desleal, e pede que a Justiça barre o serviço, disse Robert Hart, porta-voz da Popular Enterprises, empresa parente da Netster.com.

De acordo com a ação, a Verisign estaria usando sua posição de mantenedora de domínios de internet para obter vantagem injusta.

Brian O'Shaughnessy, porta-voz da Verisign, disse que não pode comentar o caso porque a companhia ainda não foi oficialmente comunicada sobre ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página