Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2003 - 12h06

Ataques a sistemas na internet crescem 19% no primeiro semestre

Publicidade

da Folha Online

O número de ataques de vírus e invasões a sistemas de computadores na internet cresceu 19% no primeiro semestre de 2003, de acordo com a quarta edição da pesquisa de segurança na internet da Symantec.

Intitulado "Internet Security Threat Report", o estudo também revelou que as empresas sofreram em média 38 ataques semanais no período, contra 32 no primeiro semestre de 2002.

O levantamento analisa dados coletados em seis meses por seu serviço de detecção de invasões. De acordo com ela, cerca de 65% dos ataques realizados no primeiro semestre de 2003 exploram vulnerabilidades com menos de um ano.

Velozes

Os vândalos on-line estão cada vez mais rapidamente tirando proveito de falhas em programas de computadores, reduzindo o tempo que as empresas têm para arrumar seus sistemas. Além disso, as pragas virtuais vêm ganhando complexidade e mirando em alvos específicos.

O estudo revelou que quatro em cada dez ataques acontecem menos de seis meses depois da publicação de informações sobre uma vulnerabilidade.

O vírus MSBlast, por exemplo, surgiu na internet apenas 26 dias depois que a Microsoft alertou seus clientes sobre a falha explorada pela praga.

Mais complexos

A análise da empresa de antivírus também revelou que os vírus mais complexos estão se tornando os preferidos dos piratas da internet. Essas pragas normalmente exploram diferentes falhas para aumentar as chances de infectar um sistema. No primeiro semestre deste ano, o número de ataques de vírus classificados como complexos foi 20% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com a Symantec, as ameaças estão cada vez mais focando em alvos específicos. O Bugbear.B, que começou a se espalhar em junho, tinham como alvo determinadas instituições financeiras. O vírus buscava informações pessoais e senhas de usuários, embora sua eficácia não tenha sido comprovada.

Já a família do Sobig foi criada para ajudar os spammers. Essas pragas "sequestram" computadores domésticos, que então são utilizados para enviar e-mails em massa.

Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página