Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2003 - 17h10

Códigos de Half Life 2 na web podem estragar disputas on-line

Publicidade

da Folha Online

O vazamento na internet de códigos do game de tiroteio Half Life 2 pode tornar alguns jogadores on-line imbatíveis, de acordo com especialistas. Na semana passada, a Valve Software, desenvolvedora do popular game, disse que sua rede de computadores teria sido invadida antes que o código do Half Life 2 estivesse on-line, de acordo com a revista New Scientist.

O lançamento de Half Life 2 estava inicialmente marcado para setembro, mas acabou adiado para o dia 28 de novembro. Ainda assim, alguns especialistas temem que o jogo chegue apenas no ano que vem.

A primeira edição de Half Life, lançada em 1998, transformou-se em um dos mais populares jogos on-line de todos os tempos. O mecanismo central do game --código-base-- também foi usado para criar uma série de outros jogos que caíram no gosto dos gamemaníacos, como Counterstrike.

Sua continuação, Half Life 2, levou nada menos que cinco anos para ser desenvolvida.

Gabe Newell, fundador da Valve Software, disse em um comunicado no site da empresa que aparentemente, sua conta de e-mail havia sido acessada por algum estranho. Ferramentas secretas de segurança instaladas na rede da companhia também indicaram ações externas no sistema.

Acredita-se que o código que vazou na internet inclua o mecanismo físico do jogo, responsável por dar os movimentos realistas --fundamental para o sucesso de Half Life--, além de seu sistema de efeitos sonoros.

Esses componentes são insuficientes para a criação de um jogo completo. Mas podem, na teoria, ser usados para trapacear --incluídos em versões falsas do game que podem ser adotadas em campeonatos on-line.

Ter acesso ao código-base da versão final de um jogo pode permitir que um programador faça modificações em seu favor no game, disse Ross Atherton, editor da revista PC Gamer, do Reino Unido.

"Em um jogo on-line, não se pode fazer nada para impedir a prática", disse Atherton à New Scientist. Atualmente, o trapaceiro precisa criar um dispositivo de extensão para o jogo, mas este é facilmente detectado pelos servidores de games, explica o especialista.

Preocupação

Atherton ainda fala sobre outra preocupação relacionada ao vazamento do código de Half Life 2 na internet: esse código pode dar dicas sobre como a desenvolvedora alcançou os melhores aspectos do game. "Se eu fosse um desenvolvedor, poderia usar esse código para entender exatamente como determinadas ações em Half Life são feitas."

A Valve Software está cadastrando os jogadores na tentativa de identificar o servidor hospedando o código para desconectar essa máquina e tentar chegar ao responsável pelo roubo dos dados..

Especial
  • Conheça os últimos games para PC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página