Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2003 - 10h54

Gasto médio de R$ 302 no e-commerce em agosto é recorde no país

Publicidade

da Folha Online

Os consumidores brasileiros gastaram em média R$ 302 cada na internet durante o mês de agosto de 2003. O valor representa um recorde na história do comércio eletrônico no Brasil, e um crescimento de 24,2% em relação ao tíquete médio de agosto do ano passado, que foi de R$ 243. Os números são da pesquisa mensal realizada pela E-bit.

Consequentemente o faturamento do mês de agosto também foi influenciado e atingiu o valor mais alto do ano, chegando a R$ 99 milhões contra R$ 84,9 milhões no mesmo período de 2002 --alta de 17% (neste total não estão inclusos os sites de leilão, vendas de passagens aéreas e de automóvel).

"A expectativa era que o tíquete médio atingisse esse valor no mês de dezembro de 2003, que é o melhor período de vendas para o comércio virtual brasileiro, devido ao Natal. Mas, impulsionados pelo Dia dos Pais, os e-consumidores gastaram mais do que o previsto", explica Fabiana Yazbek, diretora de produtos da E-bit.

Satisfação

Além dos valores arrecadados pelo comércio na internet, a E-bit mede o índice de satisfação do consumidor virtual no Brasil em relação às lojas e serviços prestados on-line. Aqui são consideradas a facilidade de compra, entrega no prazo, seleção e informação sobre os produtos e preços, entre outros quesitos.

O índice de satisfação, medido em parceria com a PwC (PricewaterhouseCoopers), foi de 86,7% --igual ao do mês de julho.

Mais vendidos

Os CDs e DVDs continuam sendo os produtos mais comprados pelos consumidores virtuais. Em agosto, eles representaram 27% dos produtos vendidos pelo comércio eletrônico brasileiro. Em terceiro lugar na lista da E-bit aparecem, com 19%, os livros e revistas, seguidos por eletrônicos (8%).

Perfil

O perfil do e-consumidor é o mesmo do mês de julho: o público masculino domina 61% desse mercado, enquanto as mulheres ficaram com cerca de 38%. Além de serem maioria, os homens gastam muito mais do que o público feminino na internet.

A idade de 70% dos consumidores virtuais está entre os 25 e 49 anos.

Leia mais
  • Mercado on-line de turismo fatura R$ 71,1 milhões no 2º trimestre
  • Venda de automóveis pela internet cai 16,2% no 2º trimestre
  • Varejo on-line fatura R$ 363,8 milhões no 2º trimestre no Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página