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10/10/2003
-
10h54
da Folha Online
Os consumidores brasileiros gastaram em média R$ 302 cada na internet durante o mês de agosto de 2003. O valor representa um recorde na história do comércio eletrônico no Brasil, e um crescimento de 24,2% em relação ao tíquete médio de agosto do ano passado, que foi de R$ 243. Os números são da pesquisa mensal realizada pela E-bit.
Consequentemente o faturamento do mês de agosto também foi influenciado e atingiu o valor mais alto do ano, chegando a R$ 99 milhões contra R$ 84,9 milhões no mesmo período de 2002 --alta de 17% (neste total não estão inclusos os sites de leilão, vendas de passagens aéreas e de automóvel).
"A expectativa era que o tíquete médio atingisse esse valor no mês de dezembro de 2003, que é o melhor período de vendas para o comércio virtual brasileiro, devido ao Natal. Mas, impulsionados pelo Dia dos Pais, os e-consumidores gastaram mais do que o previsto", explica Fabiana Yazbek, diretora de produtos da E-bit.
Satisfação
Além dos valores arrecadados pelo comércio na internet, a E-bit mede o índice de satisfação do consumidor virtual no Brasil em relação às lojas e serviços prestados on-line. Aqui são consideradas a facilidade de compra, entrega no prazo, seleção e informação sobre os produtos e preços, entre outros quesitos.
O índice de satisfação, medido em parceria com a PwC (PricewaterhouseCoopers), foi de 86,7% --igual ao do mês de julho.
Mais vendidos
Os CDs e DVDs continuam sendo os produtos mais comprados pelos consumidores virtuais. Em agosto, eles representaram 27% dos produtos vendidos pelo comércio eletrônico brasileiro. Em terceiro lugar na lista da E-bit aparecem, com 19%, os livros e revistas, seguidos por eletrônicos (8%).
Perfil
O perfil do e-consumidor é o mesmo do mês de julho: o público masculino domina 61% desse mercado, enquanto as mulheres ficaram com cerca de 38%. Além de serem maioria, os homens gastam muito mais do que o público feminino na internet.
A idade de 70% dos consumidores virtuais está entre os 25 e 49 anos.
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Gasto médio de R$ 302 no e-commerce em agosto é recorde no país
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Os consumidores brasileiros gastaram em média R$ 302 cada na internet durante o mês de agosto de 2003. O valor representa um recorde na história do comércio eletrônico no Brasil, e um crescimento de 24,2% em relação ao tíquete médio de agosto do ano passado, que foi de R$ 243. Os números são da pesquisa mensal realizada pela E-bit.
Consequentemente o faturamento do mês de agosto também foi influenciado e atingiu o valor mais alto do ano, chegando a R$ 99 milhões contra R$ 84,9 milhões no mesmo período de 2002 --alta de 17% (neste total não estão inclusos os sites de leilão, vendas de passagens aéreas e de automóvel).
"A expectativa era que o tíquete médio atingisse esse valor no mês de dezembro de 2003, que é o melhor período de vendas para o comércio virtual brasileiro, devido ao Natal. Mas, impulsionados pelo Dia dos Pais, os e-consumidores gastaram mais do que o previsto", explica Fabiana Yazbek, diretora de produtos da E-bit.
Satisfação
Além dos valores arrecadados pelo comércio na internet, a E-bit mede o índice de satisfação do consumidor virtual no Brasil em relação às lojas e serviços prestados on-line. Aqui são consideradas a facilidade de compra, entrega no prazo, seleção e informação sobre os produtos e preços, entre outros quesitos.
O índice de satisfação, medido em parceria com a PwC (PricewaterhouseCoopers), foi de 86,7% --igual ao do mês de julho.
Mais vendidos
Os CDs e DVDs continuam sendo os produtos mais comprados pelos consumidores virtuais. Em agosto, eles representaram 27% dos produtos vendidos pelo comércio eletrônico brasileiro. Em terceiro lugar na lista da E-bit aparecem, com 19%, os livros e revistas, seguidos por eletrônicos (8%).
Perfil
O perfil do e-consumidor é o mesmo do mês de julho: o público masculino domina 61% desse mercado, enquanto as mulheres ficaram com cerca de 38%. Além de serem maioria, os homens gastam muito mais do que o público feminino na internet.
A idade de 70% dos consumidores virtuais está entre os 25 e 49 anos.
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