Publicidade
Publicidade
16/10/2003
-
10h43
da Folha Online
O jovem internauta brasileiro é o segundo maior usuário da web em todo o mundo. De acordo com um estudo do Ibope/NetRatings, em setembro, a população de 2,8 milhões de usuários domésticos com entre 12 e 24 anos de idade passou, em média, 14h26min on-line, superando europeus e japoneses. O número é inferior apenas ao tempo gasto on-line pelos norte-americanos (21h48min).
Como, porém, o Ibope/NetRatings não mede o tempo gasto com aplicativos de mensagens instantâneas e programas multimídia --cada vez mais populares entre internautas de todo o mundo--, até o final do ano os brasileiros pode encabeçar o ranking de maiores usuário mundiais da web. Já que o tempo gasto pelos norte-americanos contabiliza o uso desses softs.
"Em novembro, vamos começar a medir algumas atividades dos internautas que vão além do número de sites que eles visitam", explica Fábia Juliasz, diretora-executiva do Ibope/NetRatings.
O instituto de pesquisas está atualizando a versão do software instalado nos computadores dos painelistas que representam o universo brasileiro de utilização da internet.
Quando o Ibope/NetRatings iniciou a medição de atividades como mensagens instantâneas e utilização de conteúdo áudio-visual nos EUA, verificou que o tempo de exposição ao meio digital mais do que dobrou. Passou de 12h06min para 24h28min
Potencial de consumo
Os internautas brasileiros com entre 12 e 24 anos de idade têm potencial de consumo mensal superior a R$ 1,1 bilhão. Segundo o levantamento do Ibope/NetRatings, os jovens nessa faixa etária dispõe, em média, de R$ 397 cada para gastar mensalmente.
"O jovem brasileiro que possui internet no domicílio já está tão exposto ao meio digital quanto aos jornais e revistas. Se incluirmos o uso da web para comunicação além do e-mail e outras atividades importantes para este público, como música e jogos, certamente verificaremos que a internet é hoje um dos principais meios para atingir o jovem brasileiro das classes sociais A e B", diz a diretora.
Segundo dados do Target Group Index, pesquisa do Ibope Mídia sobre o consumidor brasileiro, os jovens que utilizam a internet apresentam uma renda 28% superior à dos demais brasileiros entre 12 e 24 anos.
Os sites que apresentam maior afinidade com este público são os de música, entretenimento, comunicação (blogs, e-mail e mensagens instantâneas) e, notadamente, as páginas das operadoras de telefonia celular como a TIM e Vivo, que apresentam índices de afinidade com o segmento mais de 50% acima da média nacional.
Leia mais
Brasileiro bate recorde de tempo de navegação na web em setembro
Número de domicílios com acesso à web cresce 23,5% no Brasil
Brasileiros gastam em média R$ 302 cada na internet
Jovem no Brasil gasta 14h26min/mês na web, atrás apenas dos EUA
Publicidade
O jovem internauta brasileiro é o segundo maior usuário da web em todo o mundo. De acordo com um estudo do Ibope/NetRatings, em setembro, a população de 2,8 milhões de usuários domésticos com entre 12 e 24 anos de idade passou, em média, 14h26min on-line, superando europeus e japoneses. O número é inferior apenas ao tempo gasto on-line pelos norte-americanos (21h48min).
Como, porém, o Ibope/NetRatings não mede o tempo gasto com aplicativos de mensagens instantâneas e programas multimídia --cada vez mais populares entre internautas de todo o mundo--, até o final do ano os brasileiros pode encabeçar o ranking de maiores usuário mundiais da web. Já que o tempo gasto pelos norte-americanos contabiliza o uso desses softs.
"Em novembro, vamos começar a medir algumas atividades dos internautas que vão além do número de sites que eles visitam", explica Fábia Juliasz, diretora-executiva do Ibope/NetRatings.
O instituto de pesquisas está atualizando a versão do software instalado nos computadores dos painelistas que representam o universo brasileiro de utilização da internet.
Quando o Ibope/NetRatings iniciou a medição de atividades como mensagens instantâneas e utilização de conteúdo áudio-visual nos EUA, verificou que o tempo de exposição ao meio digital mais do que dobrou. Passou de 12h06min para 24h28min
Potencial de consumo
Os internautas brasileiros com entre 12 e 24 anos de idade têm potencial de consumo mensal superior a R$ 1,1 bilhão. Segundo o levantamento do Ibope/NetRatings, os jovens nessa faixa etária dispõe, em média, de R$ 397 cada para gastar mensalmente.
"O jovem brasileiro que possui internet no domicílio já está tão exposto ao meio digital quanto aos jornais e revistas. Se incluirmos o uso da web para comunicação além do e-mail e outras atividades importantes para este público, como música e jogos, certamente verificaremos que a internet é hoje um dos principais meios para atingir o jovem brasileiro das classes sociais A e B", diz a diretora.
Segundo dados do Target Group Index, pesquisa do Ibope Mídia sobre o consumidor brasileiro, os jovens que utilizam a internet apresentam uma renda 28% superior à dos demais brasileiros entre 12 e 24 anos.
Os sites que apresentam maior afinidade com este público são os de música, entretenimento, comunicação (blogs, e-mail e mensagens instantâneas) e, notadamente, as páginas das operadoras de telefonia celular como a TIM e Vivo, que apresentam índices de afinidade com o segmento mais de 50% acima da média nacional.
Leia mais
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas