Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2003 - 12h31

Nasa simula correntes marítimas com sistema Linux

Publicidade

da Folha Online

A Nasa completou sua mais rápida simulação de correntes marítimas usando o Linux em um sistema de 256 processadores da Silicon Graphics Altix.

O simulador, chamado (ECCO) Estimating the Circulation and Climate of the Ocean, estuda as relações do clima no comportamento das correntes marítimas e ajuda a Nasa a entender melhor os movimentos de larga escala dos oceanos.

Conduzida no Nasa Ames Research Center, a simulação foi parte de um programa de pesquisas desenvolvido para acelerar o processamento de grandes problemas estudados sobre a Terra.

Com o sistema de imagem única do Ames de 256 processadores, o ECCO simulou problemas de 1,4 ano em apenas um dia --o resultado mais rápido que qualquer sistema do ECCO já alcançou.

James Taft, presidente da Sienna Software e consultor do Ames, disse que "os resultados foram extraordinários para 256 processadores".

Segundo ele, o sistema gerou 200 Gflops (um bilhão de operações por segundo) com os 256 processadores. Exatamente o dobro da performance alcançada com o sistema Altix de 128 processadores --tudo isso sem fazer qualquer mudança no código do aplicativo, explicou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página