Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2004 - 10h48

Vírus MyDoom se espalha rapidamente pela internet

Publicidade

da Folha Online

Os administradores de rede estão tendo trabalho para barrar um novo vírus que se espalha rapidamente por e-mail em todo o mundo. A praga parece uma mensagem comum de erro de envio de e-mail, mas na realidade contém um código responsável por sua disseminação, que também deixa o computador infectado aberto a invasões.

Chamado de MyDoom, mas também conhecido como Novarg ou Mimail.R, o vírus se propagou tão rapidamente que algumas redes corporativas chegaram a travar poucas horas após a sua aparição, nesta segunda-feira. Seu mecanismo de e-mail é capaz de enviar até 100 mensagens infectadas em apenas 30 segundos, de acordo com especialistas.

A empresa de segurança Central Command confirmou cerca de 3.800 infecções do MyDoom apenas 45 minutos depois da primeira detecção do vírus.

Para os especialistas, o vírus tem todas as características para entrar na lista das piores pragas.

Divulgação/McAfee
Tela de mensagem contendo o vírus, recebida em e-mail do Yahoo


Autêntica

Diferentemente dos vírus de disseminação em massa, o MyDoom não tenta enganar suas vítimas com promessas de fotos pornográficas ou falsas mensagens. Ao invés disso, um dos textos usados pela praga traz a seguinte mensagem: "The message contains Unicode characters and has been sent as a binary attachment." Algo como "esta mensagem contém caracteres Unicode e por isso foi enviada como um anexo binário".

Exatamente por soar tão técnico, as pessoas acreditam tratar-se de algo legítimo, disse Steve Trilling, diretor de pesquisas da Symantec.

As linhas de texto e remetentes variam, mas incluem, entre outras, frases como "Mail Delivery System" e "Mail Transaction Failed". Os anexos possuem extensões .exe, .scr, .cmd ou .pif, e vem compactadas em arquivos zip.

Além de disseminar o e-mail infectado, o código contido no MyDoom deixa uma porta aberta para que piratas da internet invadam o computador.

A Symantec, Trend Micro e McAfee, entre outras, já classificam a praga como de alto risco. Vacinas para o MyDoom estão disponíveis nos sites dessas empresas.

Com Associated Press

Leia mais
  • MyDoom pode ser arma do mundo Linux contra a SCO
  • Vírus MyDoom caminha para ser um dos piores da história


    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página