Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2004 - 09h44

Veja como manter o micro saudável e longe de infecções

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Tire suas dúvidas, veja como defender o micro, conheça programas de proteção e saiba como são feitas as vacinas contra pragas digitais em 50 perguntas e respostas sobre vírus:

10. O antivírus garante que meu micro não será infectado?

Não. Se o programa não estiver com as vacinas atualizadas, ou se uma praga nova atacar o seu micro, há boas possibilidades de que ele seja contaminado. Também é bom manter o sistema operacional atualizado (se você usa o Windows, acesse o site windowsupdate.microsoft.com, que traz consertos para o sistema).

11. Como saber se meu antivírus está atualizado?

Abra o programa e verifique qual é a data exibida na seção "definições de vírus", "atualizações" ou "vacinas". Se a data exibida for antiga, o programa está desatualizado. Conecte o micro à internet e aperte o botão de atualização. Também verifique se o recurso de atualizações automáticas está ativado. O ideal é atualizar o antivírus todos os dias, ou pelo menos semanalmente.

12. Os antivírus gratuitos são confiáveis?

Sim, desde que estejam sempre atualizados com as vacinas mais recentes.

13. O PC pode ser invadido se estiver desligado, porém conectado à rede?

Se o micro estiver desligado, não. Se a máquina estiver em "modo de espera" (semidesligada) e com os recursos Wake On Modem ou Wake On Lan ativados, é possível, porém improvável.

14. Os vírus podem invadir um caixa eletrônico e roubar a minha senha?

Em tese, sim, mas isso é incomum. Geralmente, o roubo de senhas se dá quando o micro pessoal é atacado por vírus.

15. É perigoso guardar o número do cartão de crédito no micro?

Sim. Não deixe informações bancárias gravadas no micro.

16. Programas espiões são nocivos ao micro?

Os piores programas espiões ("spyware") tentam monitorar a sua navegação para vender as informações a empresas de marketing. Outros só exibem anúncios irritantes. Para evitar os espiões, use um programa de segurança como o Ad-aware, que é gratuito (www.lavasoft.de). Atenção: acione o recurso de quarentena contido no Ad-aware (não apague os arquivos indicados como espiões).

17. Um vírus pode inutilizar o hardware (peças do micro)?

Sim. O vírus Chernobyl, por exemplo, pode danificar a placa-mãe. Mas isso é incomum: a maioria das pragas atuais se limita a estragar arquivos e programas.

18. Um CD pode ser infectado com vírus? E um disquete?

Se o CD for do tipo regravável (RW) e for utilizado num micro contaminado, pode. Além disso, CDs de procedência duvidosa podem conter vírus, mesmo que não sejam regraváveis. Antes da popularização do e-mail, os disquetes eram o principal meio de propagação de vírus.

19. E os periféricos, como a impressora? Eles podem ser atacados?

Em tese, um vírus pode obrigar o PC a imprimir páginas sem parar, o que pode levar ao desperdício de tinta da impressora. Na prática, o ataque a periféricos é extremamente incomum.

Leia mais
  • Confira perguntas e respostas sobre arquivos e vírus de e-mail
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página