Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2004 - 09h49

Saiba mais sobre sistemas, hackers e prejuízos causados por vírus

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Tire suas dúvidas, veja como defender o micro, conheça programas de proteção e saiba como são feitas as vacinas contra pragas digitais em 50 perguntas e respostas sobre vírus:

31. O que o vírus mostra na tela quando é aberto?
Acesse www.europe.f-secure.com/virus-info/v-pics, site que mostra as telas que as pragas exibem para tentar iludir suas vítimas.

32. Como se calculam os prejuízos provocados pelos vírus?

Entre outros indicadores, podem ser computados o número de PCs infectados e horas de trabalho perdidas. Há companhias que não revelam totalmente seus parâmetros. Geralmente, os números divulgados não são confiáveis.

33. Por que o sistema operacional não vem com antivírus embutido?

Depois que a Microsoft adquiriu um fabricante de antivírus, em 2003, cresceram as especulações de que a próxima versão do Windows venha a trazer embutido um software de proteção.

34. Por que o Windows é suscetível a tantos vírus?

Porque é o sistema operacional mais usado nos PCs, com mais de 90% do mercado, o que o torna visado pelos criadores de vírus. Além disso, a Microsoft não tem conseguido consertar todos os defeitos estruturais do Windows --periodicamente são descobertas novas falhas.

35. É verdade que não existem vírus para Macintosh (Mac OS) e Linux?

Não é verdade. Existem, sim, vírus que afetam esses dois sistemas operacionais. Mas, como eles são menos populares, os criadores de vírus têm menos interesse em atacá-los.

36. Quem é o responsável pela criação dos vírus?

Especialistas em computação interessados em causar desordem ou adolescentes que procuram um desafio. Especula-se que grupos ligados a alguns governos, como o chinês, também criem vírus (para usá-los em terrorismo digital), mas isso nunca foi provado.

O típico criador de vírus é pacífico e desenvolve pragas apenas pelo desafio intelectual. É o que afirma reportagem especial do jornal "The New York Times" publicada no último domingo, que traz entrevistas com alguns supostos inventores de vírus. Para ler o texto, que pode ser acessado gratuitamente até o final desta semana, clique aqui (é preciso preencher um cadastro gratuito antes de entrar).

37. A disseminação de vírus é estimulada pelas empresas de antivírus?

Como os criadores de vírus dificilmente são pegos pela polícia, é quase impossível verificar a consistência dessa tese. Por outro lado, é inegável que as empresas de antivírus tendam a vender mais produtos quando os usuários estão com medo.

38. Quantos vírus existem espalhados pelo mundo?

São mais de 50 mil registrados. Embora a quantidade seja elevada, muitos estão obsoletos.

39. Por que os antivírus não interceptam os novos vírus?

Interceptam, mas é comum você nem perceber. A questão é que as empresas de segurança não têm como antecipar ameaças --só podem reagir depois que as pragas já surgiram.

40. O spam pode prejudicar meu computador?

O spam (e-mails comerciais indesejados) pode, sim, causar danos se vier com vírus, mas o principal problema é o congestionamento provocado na caixa postal.

Leia mais
  • MyDoom e Sobig.F são os piores vírus da história
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página