Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2004 - 17h32

Kernel 2.6.3 é o novo coração do sistema Linux

Publicidade

free-lance para a Folha de S.Paulo

O GNU/Linux ganhou uma nova versão de Kernel, a 2.6.3, nesta semana. O arquivo, que funciona como o coração do sistema, traz novas funcionalidades, como o novo sistema de processamento de dados, a ampliação do reconhecimento de hardware e mais suporte a outros sistemas de arquivos, como o NTFS do Microsoft Windows.

A nova arquitetura de processamento é o destaque. Ela permite que programas que exigem mais poder do processador tenham a preferência no chip. Antes, qualquer tarefa precisava esperar que as que tivessem chegado à sua frente fossem concluídas. "Isso garante que, por exemplo, o usuário ouça o seu MP3 sem tranquinhos", disse Arnaldo Carvalho, consultor técnico da Conectiva.

Embora o novo Kernel ainda apresente problemas ao usar produtos USB, os programadores do GNU/Linux estão mais otimistas. "O suporte a hardware, como os de som e de vídeo, já estão todos no Kernel. Não precisaremos mais de arquivos de drivers", concluiu Gilson Melo, engenheiro de suporte da Novell.

Quem quiser experimentar o Kernel 2.6 terá à disposição para download, possivelmente nas próximas semanas, a distribuição Fedora Core 2 (fedora.redhat.com). Conectiva e SuSE prometem lançar versões compatíveis no meio do ano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página