Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2004 - 19h48

Parceria vai levar Linux a celulares e decodificadores de TV

Publicidade

da Folha Online

A Red Hat e a Wind River anunciaram nesta segunda uma parceria que pode levar o Linux, sistema operacional de código aberto, para equipamentos bem diferentes dos computadores pessoais. O acordo pretende usar o sistema do pingüim para desenvolver aplicativos para celulares e equipamentos de rede, por exemplo.

A Wind River é conhecida por vender softwares de missão-crítica, como os usados nos robôs usados na exploração do solo marciano, e outros aparelhos voltados para o consumidor final. A Red Hat, por sua vez, é a distribuidora de uma das mais populares versões do Linux.

Pelos termos da parceria, a Wind River vai desenvolver programas em Linux para celulares e decodificadores de TV digital. Segundo a Wind River, o sistema operacional do pingüim foi escolhido por ser uma alternativa econômica. Clientes como a Nortel e a Lucent, disse a empresa, estão interessados nessa economia.

"A Wind River traz suas ferramentas para a mesa, enquanto a Red Hat traz a experiência com Linux", disse Richard Williams, analista da empresa Summit Analytic Partners. "Quando você junta essas duas companhias, fica muito mais rápido de levar o Linux ao mercado."

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página