Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2004 - 16h03

Gastos com segurança devem crescer mais de 30% em 2004, diz IDC

Publicidade

da Folha Online

A segurança dos sistemas de informação é um assunto que cada vez mais preocupa as empresas no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela IDC com 290 empresas de médio e grande que atuam no Brasil, os gastos com segurança devem crescer mais de 30% em 2004.

Boa parte do dinheiro será gasto com programas e equipamentos para administrar melhor os sistemas de informação, mas as empresas também pretendem investir em consultorias para implementar novas políticas de segurança.

A contratação de consultorias, segundo a IDC, demonstra que as empresas estão preocupadas em se prevenir e realizar um planejamento de segurança visando o médio e longo prazos. Além disso, 75% das companhias consultadas disseram ter, no mínimo, um funcionário dedicado à segurança em tecnologia.

Um setor que está saturado, segundo a pesquisa, é o de antivírus e firewalls. De acordo com a IDC, 90% das empresas afirmaram ter essas ferramentas para barrar pragas virtuais. Por outro lado, os programas de administração, autorização e autenticação foram citados por menos de 70% das companhias pesquisadas.

Essa, segundo o estudo, é uma área importante pois os próprios usuários das redes corporativas são responsáveis por uma parcela dos ataques e roubos de informação. Com as ferramentas de autorização e autenticação, porém, é possível reduzir os ataques internos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página