Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 08h58

Redes sociais auxiliam busca de emprego

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Cruzar os resultados dos testes de personalidade dos usuários de acordo com seus interesses específicos (encontrar um parceiro, por exemplo) foi só o começo. Agora, sites combinam os testes com as redes sociais para conectar os que buscam e oferecem produtos e vagas de empregos.

Nas redes sociais, os cadastrados convidam amigos, que chamam outros amigos, e criam uma rede particular de indivíduos com interesses semelhantes. A idéia principal é unir todos pela teoria de seis degraus de separação, que diz que um pessoa pode conhecer outra usando não mais que seis amigos. Por exemplo: seu pai conhece um deputado, que conhece um senador, que conhece o presidente. Logo você está separado do presidente por quatro degraus.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar pessoas parecidas com você. Por isso essas redes têm recebido o nome de network of trusted friends (algo como redes de amigos confiáveis), o que ajuda a diversificar sua utilidade. Até então, a maioria dos sites usava as informações para formar casais ou arranjar encontros. Hoje as redes reúnem grupos de profissionais e empresas buscando e oferecendo vagas no mercado de trabalho, como os sites Ecademy (www.ecademy.com) e Linked In (www.linkedin.com). Após realizar uma pesquisa no Linked In, a reportagem encontrou mais de 300 profissionais brasileiros cadastrados.

Para fazer contatos profissionais, existem outras opções, como o Ryse (www.ryze.com) e o Everyone's Connected (www.everyonesconnected.com).

Empresas de grande porte também estão se aventurando no ramo das redes sociais.

Especula-se que a Google, proprietária do buscador mais famoso da internet, ofereceu US$ 30 milhões pelo Friendster, que negou a proposta. Meses depois, a Google lançou o Orkut (www.orkut.com), que está em fase de testes, mas promete ser uma das principais opções de rede social. Por enquanto só é possível entrar no Orkut por convite enviado por um usuário já cadastrado.

A empresa dona do programa para troca de mensagens instantâneas ICQ também entrou na onda e lançou uma versão de testes do ICQ Universe (universe.icq.com). Basta usar o mesmo número de registro (UIN) do comunicador original. Porém é preciso o convite de um usuário já cadastrado para entrar na rede.

Entrar no ICQ Universe é mais fácil. Além da caprichada tela de apresentação, o site oficial tem área para interação entre usuários novos e recrutadores, em que os novatos podem conhecer outras pessoas e pedir convites.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página