Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 14h23

Google lança site que encontra lojas próximas ao internauta

Publicidade

da Folha Online

O site de buscas Google colocou no ar nesta quarta-feira um novo sistema que permite procurar por lojas e outros estabelecimentos comerciais próximos da casa do internauta.

Batizado de Google Local (http://local.google.com), o site permite procurar, por exemplo, por uma mercearia ou uma loja de carros em cidades como Nova York ou Miami (o sistema por enquanto só funciona nos Estados Unidos).

A maioria dos resultados --ao contrário das pesquisas convencionais-- não leva diretamente ao site de uma empresa, mas dá o endereço e o número de telefone do estabelecimento pesquisado. O mecanismo também procura por páginas web relacionadas, mas esse não é o principal recurso.

O novo site marca a entrada do Google na área das pesquisas regionais, um setor que pode aumentar o faturamento dos sites de pesquisas. Como o sistema permite encontrar informações locais com mais facilidade, o Google espera que as pequenas empresas comprem anúncios que serão exibidos próximos aos resultados de uma pesquisa.

O objetivo é conquistar uma parte dos US$ 22 bilhões gastos com publicidade anualmente por pequenas companhias norte-americanas, que geralmente anunciam em catálogos telefônicos, jornais locais e enviam mensagens pelo correio. O Google Local, porém, afirmou que não vai vender anúncios até que a nova ferramenta for muito bem testada.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página