Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2004 - 17h18

Linux está em 78% das grandes e médias empresas brasileiras

Publicidade

da Folha Online

Os servidores equipados com Linux são os mais usado pelas grandes e médias empresas do Brasil. Segundo um estudo da E-Consulting, o sistema operacional de código aberto --o que significa que ele pode ser copiado e modificado livremente-- está presente em quase 80% das companhias instaladas no país.

A pesquisa foi realizada pelo TechLab, setor responsável pelos estudos, e afirma que 78% das 238 empresas consultadas usam o Linux no servidor, pelo menos em uma aplicação.

No segmento de desktops [os micros usados no dia-a-dia pelos funcionários, por exemplo], o sistema de código aberto ainda está longe da liderança: apenas 14% das companhias pesquisadas têm alguma iniciativa com Linux funcionando.

As empresas, porém, parecem interessadas em testar o sistema. Das 86% companhias que disseram não usar o Linux, 77% disseram que pretendem fazer, pelo menos, um programa-piloto com o programa até 2005.

O estudo diz ainda que as companhias brasileiras devem investir US$ 7,3 bilhões para comprar servidores, desenvolver aplicações específicas e contratar gente especializada no sistema operacional. O valor é equivalente 38,5% de todos os gastos em tecnologia das empresas em 2004, que estão estimados em US$ 19 bilhões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página