Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2004 - 13h02

CDs e DVDs deterioram com o tempo; veja como mantê-los

Publicidade

da Folha Online

Os discos de músicas e filmes podem não ser tão duráveis quanto se imaginava. Com o tempo, os discos ópticos são atingidos por uma espécie de "praga", que gradualmente deteriora a superfície onde os dados são armazenados. Isso faz com que a luz de um aparelho de CD ou DVD passe através do disco, impedindo que ele seja reproduzido.

De acordo com Jarry Hartke, diretor da Media Sciences, um laboratório que testa CDs e DVDs, a deterioração pode ser provocada pela baixa qualidade de produção de um disco. Mas na opinião de Hartke, o mais comum é que os discos tenham sido manuseados indevidamente.

"Se as pessoas não cuidam direito dos discos ou permitem que eles entrem em contato com outros CDs, a camada que protege os discos pode ser danificada, permitindo que a atmosfera interaja com o alumínio", disse.

Parte do problema, afirma Hartke, é que as pessoas acreditam que a parte mais frágil do CD é a de baixo, que entra em contato com o laser do aparelho de som ou DVD. Ele diz, entretanto, que essa região é bem mais resistente a riscos e arranhões. O topo é a parte mais sensível, segundo o diretor da Media Sciences. "Apenas um arranhão nessa região pode danificar todo o disco."

Graváveis

A situação é ainda pior com os CDs e DVDs graváveis, de acordo com Fred Byers, uma especialista em tecnologia do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, dos Estados Unidos.

Apesar de os fabricantes citarem que os discos podem durar até cem anos, é difícil checar a veracidade da informação. Ele diz que as empresas freqüentemente trocam os materiais usados para produzir os discos e isso pode prejudicar o usuário.

"Se você compra uma marca de discos e volta a comprar produtos da mesma marca seis meses depois, os CDs [ou DVDs] podem ser bem diferentes", diz Byers.

Isso, explica o especialista, faz com que CDs e DVDs graváveis não sejam recomendáveis para armazenar dados por muito tempo. Além disso, eles têm uma camada de proteção que é sensível ao calor e pode deteriorar rapidamente.

Para garantir a longevidade dos discos, o melhor a fazer é guardá-los na vertical e segurá-los apenas pelas bordas. Também não se deve colar adesivos nos discos e anotações devem ser feitas apenas com canetas de ponta macia. CDs e DVDs também devem ser armazenados em locais secos e não muito quentes.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página