Informática
08/05/2004 - 06h55

Polícia alemã prende suspeito de criar vírus Sasser

Publicidade
da Folha Online

A polícia alemã prendeu um jovem de 18 anos suspeito de criar o vírus de computador Sasser, que se instalou em milhares de computadores no mundo causando graves prejuízos.

A informação foi divulgada neste sábado pelo porta-voz do Departamento Regional Criminal da Baixa Saxônia, Frank Federau. Ele foi detido na sexta-feira em Waffensen, no norte do país.

Policiais e representantes da procuradoria revistaram a casa dos pais do jovem e encontraram material suspeito.

O vírus Sasser, que atacou os sistemas Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows XP, pode infectar um computador no momento em que ele esteja conectado à internet e sem necessidade da abertura de uma mensagem eletrônica.

O Sasser se propagou pelo mundo a partir do sábado passado. É inofensivo para o conteúdo das máquinas, mas as deixa mais lentas ou paralisa o seu funcionamento.

O vírus afetou companhias aéreas, bancos e órgãos estatais. As investigações contaram com a colaboração da CIA e do FBI.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, suspeita-se também que o rapaz seja o criador de outro vírus informático, o netsky.ac, que apareceu na internet na terça-feira passada.

Com agências internacionais
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca