Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2000 - 15h20

Veja cronologia do caso Microsoft

Publicidade

da Folha Online
em São Paulo

Nov/1995
Lançamento da versão 2.0 do "Internet Explorer".

Ago/1996
Sai a versão 3.0 do "Internet Explorer". O programa vem com suporte para HTML 3.2, Java, correio eletrônico e sistema de busca.

Dez/1997
A Justiça decreta temporariamente que a Microsoft separe o "Internet Explorer" do sistema operacional "Windows 95". A companhia apela.

Mai/1998
O Departamento de Estado e 20 Estados entram processam a Microsoft por violar a lei antitruste ao colocar o "Internet Explorer" no "Windows 95".

Out/98
Início do julgamento contra a Microsoft.

Nov/99
O juiz Thomas Penfield Jackson, que julga o processo, atesta que a Microsoft atua como monopólio nos EUA, prejudicando a concorrência e o princípio do livre mercado. Advogados da empresa e do governo norte-americano negociam uma solução fora dos tribunais.

Abr/2000
Dia 3 - o juiz Jackson diz que a Microsoft quebrou a lei antitruste dos EUA por abusar do seu poder de monopólio.

Dia 28 - advogados do Departamento de Justiça norte-americano e de 17 Estados apresentaram ao juiz Thomas Penfield Jackson uma proposta de sanção à Microsoft: ela seria dividida em duas grandes empresas.

Mai/2000
Dia 10 - a Microsoft pediu à Justiça que rejeitasse o pedido de divisão, alegando que não transgrediu a lei norte-americana de proteção à concorrência e pediu uma punição menor.

Dia 24 - em uma audiência, o juiz Jackson rejeita o pedido da Microsoft, que pediu mais depoimentos de testemunhas, e pede ao governo algumas revisões na proposta de divisão.

Jun/2000
Dia 5 - o governo norte-americano entrega a revisão do plano de divisão da Microsoft, incluindo apenas pequenas mudanças sugeridas pela empresa.

Dia 6 - a Microsoft entrega sua proposta final, um dia antes do previsto, preparando o caminho para uma decisão final.

Dia 7 - A Corte do Distrito norte-americano de Washington, em comunicado colocado na Internet, afirmou que a decisão do juiz Thomas Penfield Jackson sobre a Microsoft será anunciada nesta quarta-feira às 17h30.

com informações da Reuters, do FolhaNews e da Folha de S. Paulo

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página