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25/05/2004 - 15h10

Surfar na web é tão importante quanto café da manhã, diz estudo

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da Folha Online

Um estudo encomendado pela Websense --empresa que desenvolve soluções para controlar o uso da internet-- e divulgado nesta terça-feira revelou que surfar na web é tão importante quanto tomar o café da manhã. A pesquisa foi realizada pela Harris Interactive com 500 funcionários e 350 gerentes de tecnologia de companhias com no mínimo 100 empregados.

Segundo a pesquisa Web@Work (web no trabalho, em tradução livre para o português), 49% dos entrevistados disseram que preferem ficar sem café da manhã para poder navegar no trabalho para assuntos pessoais, enquanto 46% afirmaram que trocariam a internet pela refeição.

O uso da rede mundial de computadores para assuntos pessoais é um tema importante para os funcionários, que disseram gastar entre uma e cinco horas por semana surfando na web no trabalho. Os diretores de tecnologia, entretanto, acreditam que os funcionários ficam mais de seis horas por semana navegando em páginas que não estão relacionadas com o trabalho.

Banda larga

O tempo gasto, diz o estudo, está ligado ao fato de os funcionários terem acesso à conexões em alta velocidade no trabalho. Quase 75% dos empregados têm acesso via banda larga no trabalho, mas apenas um terço dos entrevistados conta com rede de alta velocidade em casa.

As páginas mais acessadas pelos empregados são as de notícias (84%), viagem (64%), e-mails pessoais (56%), compras (55%) e bancos on-line (53%). Além de páginas, 17% dos usuários aproveitam a conexão para bater papo via programas de mensagens instantâneas, como o ICQ e o MSN, enquanto 21% ouvem rádios on-line ou assistem transmissões de notícias ao vivo.

Apesar da velocidade ser um atrativo, a maioria dos entrevistados considera antiético usar a rede da empresa para baixar músicas no formato MP3 e outros arquivos protegidos por direitos autorais.

Sexo

Visitar sites pornôs, entretanto, não foi considerado antiético por 22% dos funcionários do sexo masculino. Já entre as mulheres, 12% disseram ter visitado sites de conteúdo sexual --todas, porém, disseram que não tinham intenção de navegar por essas páginas.

A Web@Work é uma pesquisa anual encomendada pela Websense. O objetivo é saber como os empregados utilizam a internet e qual a visão dos gerentes e diretores de tecnologia sobre o assunto.
 

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