Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 10h08

PC equipado com novo Pentium tem operação instável

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A reportagem testou o micro Syntax Cerberus, um dos primeiros, no Brasil, a trazer o novo processador Pentium 4 560, recém-lançado pela Intel. O chip, cujos circuitos operam com freqüência de comutação de 3,6 GHz (200 MHz a mais do que o antecessor), exibiu resultados contraditórios nas duas provas de performance.

Na primeira, que consiste em converter um vídeo de três minutos com o software Windows Media Encoder (ajustes: VHS Quality VBR e CD Quality VBR), o novo Pentium 4 foi bem: terminou a tarefa em dois minutos e 51 segundos, bem menos do que um Pentium 4 de 3 GHz, que levou três minutos e 35 segundos.

Na segunda prova, que consiste em transformar um vídeo de 42 minutos para o formato MPEG-2, usado na gravação de DVDs, o novo chip foi mal: levou, com o software TMPGEnc (ajustes: CBR 4.000 Kbps, Motion estimate search), 30 minutos e 53 segundos, bem mais do que o chip de 3 GHz (20 minutos e 36 segundos).

Problemas

O mau desempenho no segundo teste pode estar relacionado a defeitos no novo processador e no chipset --circuito controlador da placa-mãe-- usado com ele.

Essa impressão é reforçada pelo comportamento do micro Syntax Cerberus, que apresentou travamentos freqüentes.

Após reinstalar o sistema operacional Windows e atualizar os drivers (programas adaptadores) do chipset usando arquivos disponíveis na página da Intel, os travamentos ficaram mais raros, mas não cessaram: ao terminar a prova com o TMPGEnc, por exemplo, o micro travou.

Para evitar dúvidas, esse teste foi feito três vezes --em todas elas, houve baixa performance e travamento, com um alarme do chipset, ao final da conversão.

O Syntax Cerberus, que custa R$ 5.700 (www.syntax.com.br), tem o mérito de aliar o novo Pentium 4 a características atraentes, como disco rígido espaçoso (111 Gbytes livres), bastante memória RAM (1 Gbyte), monitor grande (tela convencional, mas de 17 polegadas) e três conectores do tipo PCI Express, que substituirá o padrão PCI atual na conexão de placas de expansão. A máquina também é silenciosa: embora o chip gere bastante calor (segundo a Intel, o nível "normal" é 73ºC), as ventoinhas do Cerberus têm sua rotação controlada automaticamente, reduzindo o ruído.

Apesar disso, os defeitos no Pentium 4 e no chipset e a migração da Intel para processadores de 64 bits tornam desaconselhável a compra imediata da máquina.

Especial
  • Arquivo: veja outros testes de informática
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página