Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 17h48

Software livre é ruim para a criação de empregos, diz Gates

Publicidade

da Folha Online

O software livre não é ruim apenas para os negócios da Microsoft. Para Bill Gates, os programas de código aberto, que podem ser copiados e modificados livremente, também são prejudiciais à criação de empregos e receitas.

O presidente e diretor de arquitetura de software da Microsoft deu a declaração durante uma viagem à Malásia, onde ele demonstrou preocupação com o crescimento do software livre, especialmente na Ásia.

Segundo Gates, o software livre pode causar perdas para a economia local. "Se você não quer criar empregos ou propriedade intelectual, então existe uma tendência em desenvolver programas em código aberto", afirmou ele ao site "Asia Computer Weekly" (http://www.asiacomputerweekly.com).

Para ele, a criação dos programas livres não conta com a mesma dedicação que existe em aplicativos. "Se você quer dar [os softwares], você vai trabalhar [no desenvolvimento dos programas] à noite", afirmou o dono da Microsoft e homem mais rico do mundo.

"Nós certamente vamos ter aplicativos de código aberto que competem com o Windows." "Mas quando é preciso ter uma garantia ou alguém que dê suporte, o código aberto" não oferece alternativas, disse.

Pirataria

Segundo Gates, o Windows é uma peça importante na economia asiática. "Ele [o sistema operacional] abriu oportunidades para que computadores e processadores sejam produzidos na Ásia. Os softwares vão continuar fornecendo altos salários."

Ele também atacou a pirataria na região. Durante a visita, ele afirmou ter mantido "bons diálogos" com os governos locais. Ele disse que os governos perdem dinheiro quando as pessoas não pagam pelos programas.

Gates, entretanto, disse que a venda de aplicativos ilegais "tem melhorado" no continente. As taxas de pirataria em Hong Kong, Tailândia, Malásia e Coréia do Sul estão caindo, afirmou o presidente da Microsoft.

Leia mais
  • Para Bill Gates, Linux não é ameaça ao Windows

    Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre o software livre
  • Arquivo: leia mais notícias sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página