Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2004 - 10h09

Service Pack 2 para Windows XP reduz espaço no HD

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A maioria dos usuários brasileiros terá de esperar até a segunda quinzena de setembro, mas quem usa o sistema operacional Windows XP em inglês já pode instalar a nova atualização do sistema, Service Pack 2 (SP2). A reportagem testou a versão completa do pacote, que tem 270 Mbytes e era a única disponível até a conclusão desta edição (a Microsoft promete distribuir versões mais compactas pelo site windowsupdate.microsoft.com).

O endereço para fazer o download é quase impossível de digitar (tem 108 caracteres), então faça o seguinte: acesse www.microsoft.com/downloads e escreva, no campo de busca, "Windows XP Service Pack 2 Network Installation" (sem as aspas). Clique no primeiro link da lista exibida para fazer o download.

A instalação causou um problema. O PC usado nos testes (processador Celeron de 1,3 GHz, 320 Mbytes de RAM e disco rígido de 7.200 RPM) ficou mais lento. O carregamento do Windows passou a demorar 60 segundos, 15 a mais do que antes. O consumo de memória RAM, que antes era de 100 Mbytes assim que a máquina era ligada, subiu para 114 Mbytes.

Isso é até tolerável, mas a perda de espaço no disco rígido assusta. Após a instalação do SP2, havia 840 Mbytes a menos de espaço livre. Procurada pela reportagem, a Microsoft não se manifestou, mas a questão é confirmada por um documento oficial da empresa (support.microsoft.com/?kbid=837783).

Muitas das novidades do SP2 estão nos mecanismos internos do sistema operacional (veja o documento "Changes to Functionality in Microsoft Windows XP Service Pack 2", também publicado na página da Microsoft).

Da parte visível ao usuário, a principal novidade é o Windows Security Center, que reúne três funções: monitora o programa antivírus e alerta quando ele está desatualizado, traz opções para configurar o firewall (programa contra invasões) e gerencia a instalação automática de atualizações de segurança.

Os recursos são positivos, mas já podiam ser acrescentados ao Windows com a instalação de programas adicionais (e por meio de ajustes manuais). Além disso, o monitoramento do antivírus não detectou o Norton AntiVirus.

O Internet Explorer ganhou um bloqueador de pop-ups (anúncios que pulam na tela), mas continua sem o recurso tabbed browsing, que permite abrir várias páginas na mesma janela e é o destaque do programa concorrente Mozilla (www.mozilla.org).

A reportagem não encontrou problemas de compatibilidade, mas usuários do Windows reportaram problemas com discos rígidos externos do tipo FireWire (que teriam sua velocidade reduzida após a instalação do SP2) e com o programa DivX, usado para reduzir o tamanho de arquivos de vídeo. A IBM recomendou que os usuários de seus micros não instalem o pacote, e a Microsoft lançou uma ferramenta para as empresas que não querem o SP2.

O SP2 não altera as associações de arquivo, ou seja, não atrapalha quem prefere substituir os programas da Microsoft embutidos no Windows por similares baixados da internet. Por outro lado, sua instalação cria ícones para o Internet Explorer e para o Windows Media Player, mesmo que eles tenham sido apagados previamente.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre o Service Pack 2 para Windows XP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página