Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2004 - 09h01

Avanço do Linux pode afetar resultados em 2005, diz Microsoft

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft entregou um relatório à SEC (Securities and Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) alertando que o ano de 2005 pode ser mais difícil, por causa da concorrência com o Linux, sistema operacional de código aberto.

"Para o ano fiscal de 2005, acreditamos que fatores como crescimento na venda de PCs e o sucesso de software não-comercial pode afetar os resultados de nossas operações e condição financeira de forma significativa", diz o documento entregue à SEC.

"As vendas de PCs foram muito fortes no ano fiscal de 2004, crescendo 13% em relação ao ano fiscal de 2003. Não esperamos crescimento similar no próximo ano fiscal."

Mas a queda nas vendas de novos micros não é o único problema da Microsoft --a companhia teme que o Linux tome espaço no mercado, principalmente no segmento corporativo.

Evolução

"Continuamos a observar a evolução do software de código aberto. Acreditamos que a participação da Microsoft no mercado de servidores cresceu modestamente no ano fiscal de 2004, enquanto as distribuições de Linux aumentaram um pouco mais rápido", diz o relatório.

"O aumento das distribuições de Linux reflete alguns importantes anúncios de apoio e adoção ao software aberto, tanto nos mercados de servidores e de estações de trabalho."

O apoio mencionado pela companhia de Bill Gates vem de empresas como Dell, HP e IBM, que estão anunciando novos servidores e micros que já vêm com o sistema operacional de código aberto --que pode ser copiado e modificado livremente.

"À medida que programas de código aberto ganham aceitação no mercado, as vendas de nossos produtos podem cair, o que resultaria numa redução de nosso faturamento e margens operacionais de lucro", diz a empresa, segundo o site "CNET News.com" (news.com.com).

O relatório também aponta as áreas onde a Microsoft vê potencial de crescimento. Em seu próximo ano fiscal, a companhia deve investir em mecanismos de busca na internet, tecnologia para usuários finais --como TV digital, games e vídeo) e em serviços para pequenas e médias empresas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Microsoft
  • Leia o que já foi publicado sobre Linux
  • Leia o que já foi publicado sobre software livre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página