Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2004 - 09h31

Medidas simples aumentam proteção do usuário na web

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O aumento da segurança no uso da internet começa com você. Atualmente, ter um computador ligado à internet sem um programa antivírus e um firewall pode ser considerado um ato de risco.

Esses softwares são mais do que necessários para manter o micro livre de pragas virtuais --programas espiões, por exemplo-- e, conseqüentemente, manter seguras informações importantes armazenadas no disco rígido.

Mas não basta apenas ter os programas instalados: é preciso mantê-los atualizados e, periodicamente, realizar uma varredura completa no sistema. Quanto menor o espaço entre as verificações, mais segura será a navegação.

Outra dica importante é nunca baixar arquivos de links que chegam por e-mail, mesmo que você conheça o remetente. Se for algo aparentemente importante, confirme se a mensagem realmente foi enviada por aquela pessoa. Trocar as senhas também é fundamental. Pelo menos de 30 em 30 dias faça alteração. Evite usar datas de aniversários.

No caso de um e-mail de um banco solicitando dados pessoais, consulte o gerente de sua conta antes de responder, para checar a veracidade do pedido.

Se esse e-mail tiver um link, antes de acessá-lo você deve verificar o site para onde será encaminhado: posicione o cursor do mouse sobre o link e confira, na parte de baixo do navegador, o endereço que aparece. Links falsos levam a endereços formados apenas por números ou hospedados em um país estrangeiro, por exemplo.

Mesmo assim, tome cuidado, pois ciberladrões costumam ser criativos. Há algum tempo, um site falso idêntico ao do banco Itaú tinha como endereço www.ltau.com.br. Parece o endereço do site verdadeiro, mas o que está digitado não é uma letra "I" . Na verdade, é um "L".

No site da Federação Brasileira de Bancos (www.febraban.org.br) há várias dicas de como aumentar a segurança na navegação pela rede. No menu do lado esquerdo, na opção À Sociedade, clique em Dicas para clientes e depois em Internet com segurança.

Na tela, surgirá uma lista com diversas recomendações.

Leia mais
  • Veja dicas e truques para se manter seguro na web
  • Internet é tão segura quanto outros meios, diz especialista
  • Com dificuldades, policiais obtêm êxito contra crimes on-line

    Especial
  • Segurança: defenda-se de vírus, hackers e espiões digitais
  • Arquivo: leia mais notícias sobre fraudes on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página